Sociedade | 09-07-2019 07:00

Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades

Hospital de Santarém entre os melhores do país em algumas especialidades

Unidade de Coronárias contribuiu para uma boa classificação da Cardiologia do hospital, que se destacou em outras áreas

O Hospital Distrital de Santarém (HDS) obteve classificações de excelência em áreas clínicas, no âmbito do SINAS – Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, da Entidade Reguladora da Saúde.

O estabelecimento de saúde teve classificações de duas e três estrelas, sendo que a pontuação máxima é três. Esta avaliação incidiu sobre 96 prestadores de cuidados de saúde.

O hospital destacou-se na Maternidade, nomeadamente no “Parto e cuidados pré-natais” e nos “cuidados Neonatais”, especialidades onde obteve a classificação máxima, estando assim entre os treze melhores hospitais do país na área do parto e cuidados pré-natais e entre os 29 melhores nos cuidados Neonatais.

Com a abertura prevista para breve do novo bloco de partos, “Santarém posiciona os seus cuidados à maternidade entre os melhores do país”, refere o director clínico do hospital, Paulo Sintra.

A Cirurgia Geral, na área da “cirurgia do colon”, que está entre os 31 melhores, destacou-se também pela excelência clínica, “muito graças ao Centro de Referência em Cirurgia Oncológica do Reto recentemente acreditada”, sublinha o director.

Outra especialidade que destacou foi a da Ginecologia. Com duas estrelas classificaram-se a Cardiologia, na área do Enfarte Agudo do Miocárdio, ficando o hospital entre os 27 melhores. Para este resultado contribuiu a Unidade de Coronárias, que pelas suas características é das poucas na região Norte de Lisboa.

Além das valências médicas, o hospital destacou-se ainda com classificação máxima ao nível da “Segurança do doente”, com destaque para a “avaliação da cultura e procedimentos relacionados com a segurança dos doentes”.

Também com três estrelas ficou o item “Focalização no Utente”, que é, salienta o director clínico, um dos focos principais da actual administração.

Paulo Sintra elogia todos os profissionais do hospital na sua “luta para reerguer o HDS, apesar de todas as dificuldades diárias”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo