Sociedade | 01-08-2019 12:42

Padre José da Graça dispensado de funções depois de condenado pelo tribunal

Padre José da Graça dispensado de funções depois de condenado pelo tribunal
Foto O MIRANTE

Cónego, de 76 anos, vai deixar de ter a seu cargos as paróquias de São Vicente e São João, em Abrantes.

A Diocese de Portalegre e Castelo Branco dispensou de funções o Padre José da Graça, que recentemente foi condenado pelo Tribunal de Santarém a cinco anos de prisão, com pena suspensa. O cónego, de 76 anos, vai deixar de ter a seu cargo as paróquias de São Vicente e São João, em Abrantes. Vai também deixar de ser o capelão do Centro Hospitalar do Médio Tejo e dos Bombeiros Municipais de Abrantes.

Apesar de não se referir à sentença judicial, o Bispo D. Antonino Dias publicou na quarta-feira, 31 de Julho, uma nota oficial na página online da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, onde explica que o cónego José da Graça não aceitou, “por ora”, outra nomeação, apesar de continuar no exercício pleno do seu sacerdócio.

A mesma nota refere que o padre José da Graça deixou uma obra social admirável que não está nem fica em causa. “As decisões tomadas nem sempre agradam a todos”, justifica o bispo, que explica ter ouvido todos os interessados e ter optado pelo que lhe pareceu melhor para a missão da igreja, para o bem dos fiéis e do presbitério.

Nas duas paróquias de Abrantes, o cónego vai ser substituído pelo padre António Castanheira. Recorde-se que, em Junho deste ano, José da Graça foi condenado por três crimes, burla qualificada, burla tributária e falsificação de documentos, tendo o tribunal dado como provado que orquestrou um esquema ilícito que conseguiu sacar ao Estado cerca de 200 mil euros em apoios ilegais através do Centro Social Interparoquial de Abrantes (CSIA), instituição na qual era presidente da direcção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo