Sociedade | 25-08-2019 10:00

Vila Franca de Xira quer ser exemplo nacional na oferta de cursos profissionais

Vila Franca de Xira quer ser exemplo nacional na oferta de cursos profissionais
EDUCAÇÃO

Presidente do município diz que é preciso deixar cair o estigma destas formações.

O município de Vila Franca de Xira, em parceria com todos os agrupamentos de escolas do concelho, quer num futuro próximo que metade da sua oferta formativa seja composta por cursos profissionais.

Actualmente a média de oferta destes cursos situa-se nos 44 por cento, valor que o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), espera que possa vir a ser igual ou superior a 50 por cento nos próximos anos lectivos. O objectivo foi anunciado por Mesquita durante a última reunião pública do executivo antes das férias de Verão, aquando da aprovação de uma proposta de apoio financeiro à Escola Secundária Gago Coutinho de Alverca (ver caixa).

O autarca afirma que a meta dos 50 por cento de cursos profissionais ao dispor dos alunos do concelho está “muito próximo de ser atingida” e reconhece que sendo uma meta ambiciosa não tem dúvidas que será cumprida. “As nossas empresas precisam que as escolas tenham uma ligação forte com elas para terem alunos formados para os trabalhos que são necessários. Todos estes alunos dos cursos profissionais, como os que são ligados à aeronáutica, têm uma empregabilidade quase total. São cursos com muita procura onde os empresários vêem com bons olhos esta relação”, explica.

Um exemplo de um curso com elevada procura é o de técnico de manutenção de aeronaves, em Alverca, na Secundária Gago Coutinho, que O MIRANTE já deu a conhecer numa reportagem em Julho de 2018. O emprego está garantido e quem passar na prova de aptidão profissional e obter média final igual ou superior a 14 valores tem acesso directo a um ano de estágio remunerado na OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal. Muitos alunos acabam por seguir carreira noutras empresas de aviação nacional e internacional ou até no ramo da mecânica automóvel.

Alunos de Alverca vão à Dinamarca

O município aprovou por unanimidade uma proposta visando apoiar com 1.500 euros a deslocação de alunos da Escola Secundária Gago Coutinho à Dinamarca, para participarem no evento internacional “Roboparty”. O certame decorre de 12 a 14 de Setembro em Bramming e a viagem dos jovens de Alverca resulta de um convite formulado pela Universidade do Minho, entidade que tem dinamizado eventos onde o clube de informática tem participado. Vão participar duas equipas de Alverca na “Roboparty”, um evento de natureza pedagógica a nível europeu que visa ensinar os alunos a construir robôs móveis autónomos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo