Sociedade | 08-09-2019 12:30

A embaixadora do Turismo do Ribatejo apanhou tomate e não falha as festas da terra

A embaixadora do Turismo do Ribatejo apanhou tomate e não falha as festas da terra
TURISMO

Sylvie Dias é a primeira de quatro personalidades escolhidas pela Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo para dar a cara pelas belezas da região da Lezíria do Tejo.

Apanhou tomate quando era nova e faz questão de ainda hoje ir às festas da sua terra todos os anos. A actriz Sylvie Dias é natural do Porto Alto, concelho de Benavente, e é a primeira de quatro personalidades escolhidas pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo (ERTAR) para dar a cara como embaixadora da região ribatejana. Foi após um passeio no rio Tejo na tarde de sexta-feira, 30 de Agosto, que O MIRANTE esteve à conversa com a actriz e ficou a saber como está a viver este novo papel.

“É com enorme orgulho que aceitei o desafio e quero mostrar a beleza que é o Ribatejo. Uma zona de rio, de cereais, de campos de cultivo e de campinos com muitas tradições ligadas à terra e o local que escolhi para viver”, afirmou a actriz, lembrando que foi a apanhar tomate nos campos da lezíria que ganhou os seus primeiros tostões, tal como acontece com vários jovens da região.

Confessando ter um carinho especial pelo Ribatejo e a intenção de continuar a viver na região, Sylvie destaca alguns locais turísticos da região que lhe trazem boas memórias e que ainda hoje costuma frequentar, como o rio Sorraia, onde costuma praticar canoagem, e o Castelo do Almourol, onde já fez vários passeios. “Ainda há muita coisa que quero conhecer. Nós acabamos por fazer muito turismo na própria zona onde habitamos, mas há muitas zonas para ver”, refere a recém-embaixadora do Ribatejo, revelando que ainda hoje costuma marcar presença em várias festas locais.

Sylvie Dias considera que o Ribatejo tem muito potencial a nível turístico, destacando a riqueza da sua gastronomia e a qualidade dos produtos locais. Começa logo pela carne de touro bravo, de que é fã e que gosta de saborear nas tascas locais. Mas também, acrescenta, os petiscos com carne de caça que se destacam pelo sabor e pela textura. “Há imensos produtos locais que costumo consumir como é o caso do arroz carolino ou dos peixes do rio”, adiantou a actriz, dizendo que sempre foi habituada a meter as mãos na terra e a cultivar os legumes e a fruta que consome.

Inês Henriques, David Antunes e José Peseiro são os outros embaixadores

A par de Sylvie Dias, a atleta olímpica Inês Henriques, o músico e cantor David Antunes e o treinador de futebol José Peseiro aceitaram também o desafio e serão apresentados brevemente pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo como embaixadores do turismo ribatejano.

Júlio Martins, técnico de turismo da ERTAR, explica que as personalidades escolhidas para a função de embaixador têm de residir num dos 11 municípios da Lezíria do Tejo ou ter ligações muito fortes com esta região. “Queremos que, quando estiverem a falar do Ribatejo, sintam ainda mais o apelo da terra e a necessidade que há de divulgar os municípios que compõem a Lezíria do Tejo”, referiu.

Segundo o técnico de turismo, o papel dos embaixadores é bastante importante para a promoção da região. É por isso, justifica, que foram escolhidas figuras públicas que tenham alguma notoriedade nos meios de comunicação social. “É que só a presença deles já é notícia e para nós é uma mais-valia”, afirma, adiantando a ERTAR já ter em carteira mais algumas personalidades para serem convidadas para serem embaixadores do Ribatejo no próximo ano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo