Sociedade | 11-09-2019 12:30

Tomar transformada em galeria de arte urbana

Tomar transformada em galeria de arte urbana
ARTE

Quatro murais pintados em paredes de edifícios da cidade.

Tomar recebeu a segunda edição do projecto Com-Templ.-Arte, entre os dias 1 e 6 de Setembro. A iniciativa terminou com a execução simultânea de quatro murais em paredes públicas da cidade, feita por artistas. A cidade voltou a ser uma galeria de arte urbana, numa parceria com a associação Riscas Vadias.

Os murais foram pintados no Pavilhão Jácome Ratton, no quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar, na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e outro num edifício de um particular, na Rua Voluntários da República (numa parece recuperada pela autarquia após demolição de habitação no local). O vice-presidente da Câmara de Tomar, Hugo Cristóvão (PS), explicou em sessão camarária que os locais escolhidos, em conjunto com os artistas, foi com o intuito de lhes dar uma nova vida.

O projecto tem uma vertente pedagógica com trabalho feito junto das escolas e jovens, em acções desenvolvidas ao longo do ano. Houve outros murais que foram pintados por jovens de Tomar. Também se realizou um conjunto de workshops e palestras com o intuito de levantar a questão da reabilitação através da arte urbana “e explicar aos jovens que riscar paredes é uma coisa e tentar fazer arte é outra”, disse o autarca.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1419
    05-09-2019
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1419
    05-09-2019
    Capa Médio Tejo