Sociedade | 14-09-2019 07:00

Santarém reforça investimento no parque escolar em 2020

Santarém reforça investimento no parque escolar em 2020
REGRESSO ÀS AULAS

As escolas de Alcanhões, Amiais de Baixo e Póvoa da Isenta são as próximas a serem intervencionadas. Empreitadas estão em fase de concurso.

As escolas primárias de Alcanhões, Amiais de Baixo e Póvoa da Isenta são as próximas a serem alvo de obras de requalificação profunda por parte da Câmara de Santarém. Os processos encontram-se em fase de concurso público e as obras devem arrancar em 2020. O anúncio foi feito pelo presidente do município, Ricardo Gonçalves, perante mais de 350 professores do concelho, na cerimónia Santarém Educa 2019/2020, na quinta-feira, 5 de Setembro, no Convento de São Francisco.

Actualmente, o município tem em curso a requalificação da escola e jardim de infância do Vale de Santarém e concluiu este ano a requalificação da escola da Portela das Padeiras. Outra aposta da autarquia passa por dotar as escolas de Alcanede e de Pernes de pavilhões gimnodesportivos há muito ambicionados. Ambas as obras vão arrancar no próximo ano, sendo que em Alcanede a obra deve começar em Fevereiro, garantiu Ricardo Gonçalves. O autarca aproveitou a recepção aos docentes do concelho para esclarecer o motivo que levou a autarquia a não aceitar a transferência de competências na área da Educação. “Sabemos que há muitas necessidades nas escolas do concelho, mas não temos verba para chegar a todas. Ainda assim, fizemos um orçamento e para fazermos as obras mais urgentes, rondava os nove milhões de euros. Não temos esse dinheiro”, referiu o autarca.

Ricardo Gonçalves reiterou que o concelho tem mais de 100 auxiliares de acção educativa que não são pagos pelo Ministério da Educação, o que se traduz num esforço financeiro para o município de mais de um milhão de euros por ano.

O Santarém Educa juntou mais de 350 docentes, abordando temas como “Uma escola amiga da criança: O direito ao brincar no contexto escolar”, “Educação no concelho de Santarém” ou “Análise do ano lectivo 2018/2019 e plano para o ano lectivo 2019/2020”. O evento foi organizado pelo município de Santarém, em parceria com a Comissão Pedagógica do Centro de Formação da Lezíria do Tejo e os agrupamentos de escolas do concelho.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo