Sociedade | 06-10-2019 07:00

Santarém volta a ser a casa do Festival Internacional de Teatro e Artes

Santarém volta a ser a casa do Festival Internacional de Teatro e Artes
INICIATIVA

FITIJ, que decorre de 7 a 12 de Outubro, vai também passar por Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Coruche, Fazendas de Almeirim e Leiria com múltiplos espectáculos em sala e ao ar livre.

Uma exposição de chapéus, um espectáculo num trapézio voador, actividades de rua e uma vídeo-instalação holográfica são algumas das novidades da 15ª edição do FITIJ – Festival Internacional de Teatro e Artes para a Infância e Juventude, a decorrer de 7 a 12 de Outubro em Santarém e noutras cidades e vilas da região.

A iniciativa volta a contar com um programa multifacetado, desde palhaços, passando pela magia, dança, arte urbana, pinturas faciais, performances, caricaturas, actuações imprevistas em vários locais (flashmobs), exposições temáticas, bem como residências artísticas.

No total, serão apresentados 26 espectáculos distintos em vários locais de Santarém e também em Almeirim, Fazendas de Almeirim, Leiria, Cartaxo, Alpiarça e Coruche. A organização, no novo formato estreado em 2015, continua a ser da associação FITIJ e da Fundação Inatel.

Mais uma vez o FITIJ vai chegar a diversos palcos, como o tradicional Teatro Sá da Bandeira, o Círculo Cultural Scalabitano, o Convento de São Francisco, o Snack-bar 102, o Largo do Seminário, a Sociedade Recreativa Operária, o centro comercial W Shopping (todos em Santarém), o Cine-teatro de Almeirim, a sede da Associação Internacional Luso Brasileira e os Agrupamentos de Escolas Dr. Ginestal Machado (Santarém), D. Afonso Henriques (Alcanede), Marcelino Mesquita (Cartaxo). As actividades vão ainda estender-se, pelo segundo ano consecutivo, ao Jardim de São Domingos e à Praceta Cónego Dr. Manuel Nunes Formigão (Santarém).

Este ano o cunho internacional do festival égarantido com a exibição de espectáculos provenientes de Alemanha, Argentina, Dinamarca, Espanha e França. A esses somam-se váriosprojectosnacionais e a prata da casa também estará representada com o Veto Teatro Oficina.

O programa tem ainda actividades para crianças, uma exposição designada “Chapéus há Muitos”, do chapeleiro escalabitano Luís Stoffel, no W Shopping, e outra sobre adereços teatrais. Uma acção de formação designada “Em busca do seu próprio Clown” e o Fórum FITIJ – um espaço polivalente de encontro de grupos, para debates temáticos, tertúlias e música ao vivo são outras propostas.

Há ainda uma intervenção de arte urbana com uma vídeo-instalação holográfica de Miguel Canaverde, Pedro Mourinha e Francisco Camilo, na Calçada 66, junto ao W Shopping. No figurino do FITIJ mantêm-se também os ‘flashmobs’ que este ano decorrem no W Shopping, na central de camionagem de Santarém, no BusFITIJ e no autocarro MOBI.

Durante a apresentação do FITIJ, Gonçalo Neto, da organização, destacou que a edição deste ano aposta em nove áreas de acção artística: FITIJartes (com as ruas de Santarém a receberem espectáculos internacionalmente reconhecidos), exposições, criançando, FITIJalém (espectáculos apresentados noutros municípios da região), arte urbana, espectáculos nas escolas, formação, fórum FITIJ, flashmobs, para além dos espectáculos de teatro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo