Sociedade | 08-10-2019 12:30

Almeirim coloca bicicletas nos jardins-de-infância do concelho

Almeirim coloca bicicletas nos jardins-de-infância do concelho
EDUCAÇÃO
foto DR

Crianças dos três aos seis anos de idade vão aprender a equilibra-se e a usarem a bicicleta nas aulas de actividade física.

A Câmara de Almeirim está a desenvolver um projecto para fomentar o uso da bicicleta, ensinando as crianças dos jardins-de-infância do concelho a utilizarem este meio de transporte amigo do ambiente. Vão ser distribuídas bicicletas sem pedais nestes estabelecimentos de ensino e as crianças dos três aos seis anos de idade vão aprender a equilibra-se e a usarem a bicicleta nas aulas de actividade física, com o acompanhamento dos técnicos de desporto da autarquia.

O presidente do município, Pedro Ribeiro, explica que esta ideia surgiu de uma parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, salientando que de nada servem as políticas de promoção da mobilidade se não existir quem saiba usar as bicicletas. O autarca diz que este projecto se não é pioneiro é pelo menos dos primeiros do país na integração de bicicletas neste grau de ensino.

Esta iniciativa pretende “desenvolver a mobilidade sustentável com base em princípios de segurança individual e rodoviária, do civismo, do respeito pelo meio ambiente e da relevância da prática da actividade física no contexto escolar”. Inicialmente as crianças vão desenvolver o domínio de equilíbrio e depois vão aprender a técnica de pedalar.

Numa informação da câmara refere-se que as crianças que usam uma bicicleta de equilíbrio vinte a trinta minutos durante duas vezes por semana, mostram melhorias no equilíbrio e no auto-conhecimento físico.

A autarquia destaca também os benefícios ao nível da socialização e do desenvolvimento das capacidades cognitivas e psíquicas, dando como exemplo a estimulação de hábitos saudáveis, a melhoria da resistência física, a melhoria da noção de espaço, a melhoria da auto-estima, entre outros.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo