Sociedade | 08-10-2019 12:30

Museu do Tramagal presente num dos maiores palcos mundiais da museologia

Museu do Tramagal presente num dos maiores palcos mundiais da museologia
DUARTE FERREIRA
foto DR

Museu Metalúrgica Duarte Ferreira representou Portugal em evento que decorreu na Croácia.

O Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MMDF), situado no Tramagal, concelho de Abrantes, representou Portugal na conferência mundial “The Best in Heritage”, onde estão presentes os melhores museus do mundo. O evento decorreu no final de Setembro, em Dubrovnik, na Croácia.

O MMDF foi distinguido em 2018 com o prémio Museu do Ano, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia. O vereador com o pelouro da Cultura da Câmara de Abrantes, Luís Dias (PS), que se deslocou à Croácia, sublinhou o orgulho que sentiu por poder levar a história e a cultura das gentes do Tramagal àquele que diz ser um dos maiores palcos mundiais da museologia.

“Chamam-lhe projectos de influência e é isso que pretendemos com este projecto e com outros, a nível museológico, que estão em curso. Queremos que possam influenciar a comunidade como este influenciou e como todos os outros 27 que estiveram representados em Dubrovnik influenciaram um pouco por todo o mundo”, disse.

Esta conferência anual é organizada pela European Heritage Association, a ICOM (organismo internacional de museus) e o consórcio Europa Nostra, com o apoio da Europa Criativa. Este ano estiveram presentes 28 museus de 19 nacionalidades.

Luís Dias contou, em sessão camarária, que o MMDF recebeu um placa Best Heritage, para distinguir o melhor do património. “Esta placa enaltece todo o trabalho que é feito, não só em Portugal ao nível da museologia mas tudo aquilo que é feito essencialmente para as pessoas, com as pessoas, e que influenciam projectos no nosso território”, explicou. Além de Luís Dias também a museóloga responsável pelo MMDF, Lígia Marques, representou o município na Croácia.

O MMDF foi inaugurado a 1 de Maio de 2017 e que já teve cerca de nove mil visitantes ao longo destes dois anos. Também participou no evento internacional o PO.RO.S – Portugal Romano, museu localizado em Sicó, Condeixa-a-Nova, embora no âmbito de outro projecto, relacionado com filmes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1659
    10-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo