Sociedade | 14-10-2019 12:30

Vila Franca Centro vai ser emparedado para acabar com vandalismo

Vila Franca Centro vai ser emparedado para acabar com vandalismo

Espaço continua a degradar-se na zona nobre de Vila Franca de Xira.

A Câmara de Vila Franca de Xira quer emparedar o devoluto centro comercial Vila Franca Centro (VFC) para travar o vandalismo e a insalubridade que grassa no local. O executivo municipal quer evitar intrusões no edifício, que está devoluto e representa riscos para a saúde pública no seu interior. Depois da obra feita, os proprietários do espaço terão de ressarcir a câmara municipal dos custos envolvidos na operação.

A proposta de compra do estacionamento subterrâneo do edifício por parte do município ao Novo Banco foi discutida e votada na reunião de câmara de 9 de Outubro, já depois da data de fecho desta edição de O MIRANTE. Está prometida uma grande acção de limpeza e emparedamento do espaço até ao final do ano, anunciou o presidente do município, Alberto Mesquita (PS), na última reunião do executivo camarário.

“Se conseguirmos adquirir o estacionamento ainda este ano vamos fazer uma grande limpeza e colocar o estacionamento pago ao serviço da população. E terá de ser pago, em preços idênticos à Rua Alves Redol, para garantir a rotatividade dos lugares”, anunciou.

O autarca admitiu que a ideia que existia aquando do planeamento e construção do VFC, de que seria o motor económico da cidade, acabou por ser errada. “Algumas das questões que estavam subjacentes à criação do VFC não tiveram sucesso, a começar pelo sistema de cinema IMAX. Foi um modelo que já estava a nível mundial quase a terminar, tinha poucos filmes e não havia renovação. Pouco depois saiu de lá um supermercado que atraía pessoas ao centro”, explicou.

“Chegámos a este momento e não sabemos bem o que fazer àquilo apesar das insistências que temos feito com os proprietários do fundo imobiliário que detém o edifício”, admite o autarca. A falta de limpeza e conservação do espaço tem sido a maior dor de cabeça para o poder local e para os moradores e comerciantes da zona.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo