Sociedade | 19-10-2019 10:00

Vila Franca de Xira vai ter o primeiro parque canino do concelho

Projecto vai nascer no parque de Santa Sofia no centro da cidade.

O parque urbano de Santa Sofia, em Vila Franca de Xira, será o primeiro do concelho a ter um parque canino desenhado propositadamente para aqueles animais. A novidade foi deixada pelo presidente do município, Alberto Mesquita (PS), durante a última sessão da assembleia municipal. O eixo Quinta da Mina/Santa Sofia está a sofrer obras profundas de requalificação, no valor de 1,2 milhões de euros, e a construção de um parque canino no local será uma das novidades.

O projecto está a ser terminado e o parque deve começar a ser construído nos próximos meses. Depois, promete o autarca, os parques caninos irão nascer também em Alverca e Póvoa de Santa Iria. A ideia é criar locais onde os donos possam passear à vontade com os seus animais, estando o recinto dotado de equipamentos para os animais mas também condições para os donos usufruírem de um local de lazer. “Um parque canino não custa pouco e tem muitas exigências. Temos de priorizar. Acreditamos que deve ser assim e que esses parques devem ser criados”, defendeu o autarca.

Alberto Mesquita também tem animais de companhia e aproveitou a novidade para puxar as orelhas aos donos de cães que não zelam pela limpeza da via pública. “O bem-estar animal tem regras que não estão ainda a ser cumpridas. Vemos isso diariamente nos passeios e nos relvados, onde as crianças têm dificuldade em brincar. Gostar é tratar bem o animal de companhia e também permitir que o animal não crie problemas aos outros”, declarou.

Também a União de Freguesias da Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa tem já um projecto em execução para dotar a cidade da Póvoa de um parque canino.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo