Sociedade | 04-11-2019 15:56

Obras no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vão avançar

Obras no Centro de Documentação Joaquim Ribeiro vão avançar
Antigo eurodeputado Sérgio Ribeiro doou o seu acervo documental à Câmara de Ourém

Projecto tem uma estimativa orçamental na ordem dos 137 mil euros e um prazo estimado de execução de 120 dias.

O Município de Ourém vai criar o Centro de Documentação Joaquim Ribeiro no edifício da antiga escola primária de Zambujal. O auto de consignação foi assinado esta segunda-feira, 4 de Novembro, pelo presidente da Câmara Municipal de Ourém, Luís Miguel Albuquerque.

O projecto de execução, que vai nascer no edifício devoluto da antiga escola primária de Zambujal, contempla uma intervenção interior de adaptação à nova funcionalidade do espaço e de resolução de algumas patologias detectadas.

O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro terá duas salas principais (tertúlia e biblioteca), um espaço de cafetaria de apoio, vestíbulo, área de arrecadações de apoio e instalações sanitárias.

Segundo o município, o objectivo da intervenção passa por manter a traça e identidade do edifício original, tanto a nível exterior como, sempre que possível, interior.

A eficiência energética do edifício será uma preocupação, pelo que está prevista a implementação de isolamento adequado, selecção de iluminação e substituição integral de todos os vãos. Será ainda instalado material com bom comportamento acústico nas duas salas principais.

O Centro de Documentação Joaquim Ribeiro resulta do protocolo firmado entre o Município de Ourém e o munícipe Sérgio Ribeiro, que definiu a doação do acervo documental e bibliográfico do antigo eurodeputado e membro da Assembleia Municipal à autarquia.

O projecto do Centro de Documentação Joaquim Ribeiro, uma homenagem ao pai de Sérgio Ribeiro, tem uma estimativa orçamental na ordem dos 137 mil euros e um prazo estimado de execução de 120 dias.

O acervo que será disponibilizado para visita e transmissão de conhecimento incide sobre a União Europeia, Economia e a História do Concelho de Ourém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo