Sociedade | 05-11-2019 16:14

Luzes, câmara, acção! Hoje é Dia Mundial do Cinema

Luzes, câmara, acção! Hoje é Dia Mundial do Cinema
DR

A propósito do Dia Mundial do Cinema O MIRANTE foi conhecer dois Cineclubes da região, Santarém e Torres Novas, cujas histórias quase davam um filme.

Santarém foi cidade pioneira na divulgação do cinema, tendo apresentado uma primeira sessão de animatógrafo no Teatro Rosa Damasceno em Junho de 1896, poucos dias depois de ter sido efectuada em Lisboa, a 18 de Junho do mesmo ano, a primeira exibição de animatógrafo. No mesmo ano em que se fundou o Círculo Cultural Scalabitano, 1954, foi criado o Cineclube de Santarém que manteve uma actividade constante até meados dos anos 80, do século XX, altura em que suspendeu actividade. Em 2009 o Cineclube foi reactivado por uma Comissão Dinamizadora que quis trazer de volta umas das instituições culturais de referência da cidade. Passados 10 anos mantêm-se as sessões regulares, todas as quartas-feiras no Teatro Sá da Bandeira.
O Cineclube de Torres Novas foi criado em 1960 e desde essa data tem tido uma actividade permanente. Sendo a sua actividade principal na área do cinema, realiza também actividades culturais diversificadas, como exposições de pintura ou fotografia, noites de leitura, poesia e música, ou apresentações de livros e debates. Depois de várias décadas a exibir filmes no Teatro Virgínia, anteriormente chamado de Cine-Teatro Virgínia, o Cineclube viu-se obrigado a deslocar as exibições (por regra quinzenalmente às sextas-feiras) para o Auditório da Biblioteca Municipal de Torres Novas. Prestes a comemorar 60 anos de existência o Cineclube torrejano está a preparar um ano cheio de actividades e novidades para os sócios, envolvendo sempre a cultura, nomeadamente o cinema, com o objectivo de, através dele, criar sinergias inter-geracionais de partilha de experiências e de formação de novos públicos.


Programação para Novembro
No Cineclube de Santarém é possível assistir ainda este mês de Novembro a quatro filmes: Linhas Tortas, de Rita Nunes, dia 6; Agradar, Amar e Correr Depressa, de Christophe Honoré, dia 13; Varda por Agnés, de Agnés Varda, dia 20; e Petra, de Jaime Rosales, dia 27. O Cineclube de Torres Novas exibe a 8 de Novembro o filme “Esplendor”, de Naomi Kawase, a 15 de Novembro a película “No escuro do cinema descalço os sapatos”, de Cláudia Varejão, e a 29 de Novembro “Verão 1993” de Carla Simón.

Numa próxima edição, nas bancas à quinta-feira, conheça mais sobre a história destes dois espaços de cultura e os destaques da programação para 2020.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo