Sociedade | 08-11-2019 10:54

Plataforma Nacional promete voltar à luta pela recuperação de freguesias

Plataforma Nacional promete voltar à luta pela recuperação de freguesias
DR

Objectivo é repor algumas das freguesias extintas com a reforma administrativa de 2013, como Vale de Figueira ou Vaqueiros, no concelho de Santarém.

A Plataforma Nacional Recuperar Freguesias prometeu a 7 de Novembro voltar à luta pela recuperação das autarquias extintas pelo Governo do PSD/CDS-PP, através de acções de sensibilização da população e da criação de petições.

De acordo com a plataforma, que envolve 31 movimentos cívicos de todo o país, em representação de 31 uniões de freguesias, “as freguesias foram extintas, mas nunca será extinta a vontade de as repor”.

No concelho de Santarém existem dois movimentos cívicos. Um que reivindica a reposição da freguesia de Vale de Figueira, que desde 2013 foi agregada à freguesia de São Vicente do Paul. E outro que apela à restauração das freguesias de Vaqueiros e de Casével, agregadas na mesma reforma administrativa.

Numa nota enviada à Lusa, a plataforma explica que a decisão foi tomada após uma reunião com representantes dos movimentos cívicos, a 6 de Novembro, na Maia, distrito do Porto.

A organização garante estar preparada para mobilizar todas as pessoas de Norte a Sul do país para, nas próximas eleições autárquicas, penalizar nas urnas os partidos políticos que nada fizerem para mudar o actual cenário.

Os movimentos cívicos que integram a plataforma vão realizar, nos próximos meses, reuniões nacionais e regionais, petições online e campanhas de sensibilização junto das populações.

Na sequência da reforma de 2013, sob a responsabilidade do então ministro social-democrata Miguel Relvas, as 4.259 freguesias então existentes passaram para 3.092.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo