Sociedade | 08-11-2019 10:00

Reabilitação de diques em Santarém avança em breve

Intervenção nos diques das Ómnias e do Rebentão deve começar para a semana.

A empreitada de requalificação de diques na zona ribeirinha do concelho de Santarém deve começar na segunda-feira, 11 de Novembro, revelou o presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), na última reunião do executivo. Apesar dessas estruturas estarem sob tutela da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), a autarquia assumiu o lançamento do concurso público para essas empreitadas e ainda vai suportar o montante que não é comparticipado por fundos comunitários.

A empreitada de reabilitação dos diques das Ómnias e do Rebentão, no concelho de Santarém, foi adjudicada em Abril último à empresa Cordívias – Engenharia Lda. pelo valor de 477.596 euros, já com IVA incluído. A intervenção tem um prazo de execução previsto de cinco meses e financiamento da União Europeia a 85%.

Na edição de 23 de Novembro de 2017, O MIRANTE relatava que o dique do Rebentão, situado na margem direita do Tejo, a montante de Santarém, apresentava um troço de 150 metros com problemas de estabilidade e danos significativos na estrutura do seu corpo, que o colocavam num estado próximo da rotura em caso de cheia. O dique tem um total de 2475 metros de comprimentos e apresenta sérios danos nomeadamente no talude interior e parte do coroamento.

Já sobre o dique das Ómnias, a mesma informação referia que se encontrava num estado menos preocupante mas igualmente necessitado de manutenção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo