Sociedade | 09-11-2019 15:00

Casos de sarna em lar de Abrantes

Caso foi relatado a O MIRANTE por familiar de utente infectado. Direcção do Centro Social Interparoquial de Abrantes, entidade responsável pelo lar de idosos, não respondeu às questões que lhe enviámos.

Uma denúncia chegada a O MIRANTE alertou para a existência de sarna no Lar Domus Pacis, em Abrantes. A denúncia partiu de uma pessoa que tem um familiar institucionalizado nessaestruturaresidencial parapessoasidosas e que contraiu sarna numa visita há cerca de duas semanas. No início pensou que se tratava de uma reacção alérgica a um novo medicamento para a diabetes, mas uma ida recente ao centro de saúde confirmou o diagnóstico de sarna.

Não teve dúvidas que foi contraída no lar onde até já tinha questionado funcionários e responsáveis sobre as erupções cutâneas que observou no seu familiar e em outros pacientes. Asseguraram-lhe que tinha sido um pequeno surto de sarampo e que já estaria controlado. Desconfiou ao ver pelos corredores vários sacos de plástico com roupas fechados. Mais tarde, um profissional de saúdedo próprio larrevelou-lhe que se trata de um método para eliminar por asfixia os ácaros responsáveis pela doença.

Hospital de Abrantes confirma caso de sarna

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) confirmou na passada semana que havia um paciente internado no Hospital de Abrantes com o quadro clínico de escabiose, vulgarmente conhecida por sarna. Contactado por O MIRANTE, o CHMT refere que o paciente, que deu entrada a 21 de Outubro, estava devidamente isolado e que, por precaução, todo o pessoal médico que teve contacto com o doente está a fazer terapêutica preventiva para a doença. Ao que O MIRANTE apurou, o paciente internado é uma senhora idosa, utente do Lar Domus Pacis, em Abrantes.

Funcionários do hospital que não se quiseram identificar por receio de represálias referem que desde o Verão passado têm havido vários casos de contaminação por escabiose, sobretudo em enfermeiros e assistentes operacionais. Dizem ainda que nada tem sido feito dentro do estabelecimento hospitalar tendo os funcionários que recorrer ao médico de família e ao dermatologista para serem observados e medicados. Acrescentam que a medicina de trabalho da instituição não assume a contaminação como resultado da prática diária dos cuidados directos. Foram reportados vários casos na medicina 1 e 2, no nono piso do Hospital de Abrantes, onde afirmam que estão actualmente cinco funcionários com sarna. A O MIRANTE chegou também a informação de um caso no Hospital de Torres Novas que integra o CHMT.

Lar pertence ao Centro Social Interparoquial

Contactada por O MIRANTE a directora do lar, Inês Tomé, remeteu as questõespara a direcção do Centro Social Interparoquial de Abrantes. Com o afastamento do cónego José da Graça, depois da condenação em tribunal por burla e falsificação, o padre António Martins Castanheira assumiu no mês de Outubro, as funções do pároco como administrador paroquial em Abrantes.Após várias tentativas de contacto telefónico e por emailO MIRANTE não obteve qualquer resposta por parte do pároco.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo