Sociedade | 12-11-2019 15:00

Grupos de teatro de Vila Franca de Xira desinteressados de prémio municipal

Grupos de teatro de Vila Franca de Xira desinteressados de prémio municipal

Situação forçou o município a alargar o raio de candidaturas a toda a Área Metropolitana de Lisboa. Vereadora da Cultura diz que esta é uma tentativa de manter o prémio activo e de continuar a honrar a memória de Mário Rui Gonçalves.

Os grupos de teatro amador do concelho de Vila Franca de Xira estão desinteressados de participar no Prémio Mário Rui Gonçalves e têm deixado de concorrer com novas obras. A situação obrigou a câmara municipal, promotora do prémio, a alargar a possibilidade de candidaturas ao resto da Área Metropolitana de Lisboa (AML), numa tentativa de manter o prémio activo e assim perpetuar a memória de Mário Rui Gonçalves.

Manuela Ralha, vereadora com o pelouro da Cultura, explica que em virtude da não participação da maioria dos grupos de teatro do concelho a câmara foi forçada a encontrar alternativas. Há já duas edições que as candidaturas estavam a ser cada vez menos. A autarca diz que fizeram um esforço no departamento de cultura para reunir regularmente com os grupos de teatro para perceberem as razões de não participarem mas no ano passado voltou a acontecer o mesmo. “Tivemos apenas dois grupos de teatro a concorrer, apesar de termos aligeirado as normas de participação e alargado os prazos para promover a participação”, lamenta.

Os grupos de teatro amador do concelho são, na sua maioria, apoiados pela câmara municipal no âmbito dos apoios ao movimento associativo. Os grupos evocaram junto do município a falta de gente suficiente para poderem participar com novas peças todos os anos.

“Esta é uma tentativa de promover o prémio e de o manter. Entendemos que ele é essencial para a promoção do teatro, quer no concelho quer na AML. Depois de conversarmos com os grupos decidimos alargar a participação aos restantes grupos amadores da área metropolitana. Talvez assim consigamos que haja um incremento da participação”, explica.

O período de candidaturas terminou a 31 de Outubro e os grupos participantes tiveram que apresentar uma produção teatral original estreada no decorrer do ano da edição do prémio, que será posteriormente submetida a apreciação do júri.

Na edição deste ano venceu o grupo de teatro do Grémio Dramático Povoense, da Póvoa de Santa Iria, com o prémio de melhor espectáculo, com a peça “Vanessa quer Voar”. A iniciativa, que se realiza desde 2014, teve lugar na Fábrica das Palavras a 31 de Março.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo