Sociedade | 12-11-2019 16:31

Ninho de vespa asiática perto do parque infantil da Ribeira de Santarém

Ninho de vespa asiática perto do parque infantil da Ribeira de Santarém

Bombeiros e empresa especializada estão a acompanhar a situação e a aplicar métodos de eliminação do ninho para evitar a dispersão das vespas

Os Bombeiros Municipais de Santarém e uma empresa especializada estão a tentar eliminar o ninho de vespas asiáticas que foi detectado no sábado, 9 de Novembro, perto do parque infantil da Ribeira de Santarém.

Os bombeiros deslocaram uma equipa ao local para identificar a situação e técnicos da empresa já estiveram a infectar o ninho com substâncias, o que deve ser repetido mais vezes, com vista à eliminação das vespas. Só depois de se confirmar que as vespas estão mortas é que se pode derrubar o ninho. Esta operação pode demorar vários dias.

O comandante dos Bombeiros Municipais de Santarém, José Guilherme, informa que a situação está a ser acompanhada e que têm de se cumprir determinados procedimentos para se evitar a dispersão das vespas, de modo a que não possam fazer ninhos noutros locais. Acrescenta ainda que o processo de eliminação dos ninhos pode demorar algum tempo consoante as condições, como a localização. Neste caso o ninho situa-se no topo de uma árvore e de difícil acesso.

Na sua página na internet, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas esclarece que “a destruição parcial do ninho contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática por constituição de novos ninhos”.

A vespa asiática é uma espécie exótica invasora, predadora de abelhas e altamente prejudicial para a produção de mel, agricultura e ecossistema em geral. Também designada por vespa velutina, é uma espécie nativa do Sudeste Asiático e entrou na Europa através de França, em 2004, tendo feito o percurso pela península Ibérica até chegar a Portugal, via Galiza, em 2011.

As autoridades recomendam às populações que estejam atentam e verifiquem armazéns agrícolas, casas antigas e árvores de grande porte nos quintais e jardins. Caso suspeitem da presença de ninhos ou exemplares desta espécie, devem informar o Serviço Municipal de Protecção Civil ou as autoridades policiais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo