Sociedade | 17-11-2019 18:00

Alunos de Santo Estêvão só chegam a casa duas horas depois do fim das aulas

Alterações aos horários da empresa transportadora que faz o circuito entre Benavente e Santo Estêvão não agradam a pais dos alunos.

Algumas crianças e jovens residentes em Santo Estêvão que frequentam o ensino básico e secundário em Benavente estão a chegar a casa mais tarde do que o habitual devido a alterações nos horários dos transportes públicos. Uma situação que tem motivado queixas por parte dos encarregados de educação. O autocarro das 18h50, que seguia directo de Benavente a Santo Estêvão, foi suprimido, passando a funcionar um outro às 19h15, com paragem noutras localidades do concelho. O que faz com que a viagem comece mais tarde e demore mais tempo. Os alunos que saem às 18h20 das aulas chegam agora a casa duas horas depois.

O descontentamento dos pais foi revelado em reunião pública do executivo municipal, pelo vereador Ricardo Oliveira (PSD), que considera exagerado que “crianças possam apenas chegar a casa às 20h30 quando saem das aulas às 18h20”.

Também o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho (CDU), considerou que o tempo de espera “não é de todo aceitável”, reforçando que os alunos que terminam as suas aulas devem ter em período útil um transporte que os faça chegar a casa. Acrescentou que o município tem procurado encontrar soluções, junto da transportadora Ribatejana, a empresa que gere os transportes públicos no concelho, defendendo que “têm de ser encontradas as respostas necessárias”.

No caso de “não haver hipótese de a Ribatejana fazer a adequação dos percursos”, Carlos Coutinho admite que possa ser a câmara municipal, através de meios próprios, a assegurar o transporte dos alunos, como já aconteceu no passado. Para isso, acrescenta o autarca, vai averiguar junto do agrupamento de escolas de Benavente quantos alunos saem das aulas às 18h20 com destino a Santo Estêvão.

Contactada por O MIRANTE, a Ribatejana esclarece que os horários são ajustados, todos os anos lectivos, às necessidades dos alunos e que a abolição do autocarro das 18h45 se deve ao acrescento de dois novos autocarros às 16h40. Segundo a empresa de transportes, é no horário das 16h40 e no das 17h50 que viajam 90 por cento dos alunos.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo