Sociedade | 01-12-2019 07:00

Aprovado plano de acção para sem-abrigo em Santarém

Elaborar planos individuais de inserção de acordo com cada caso é um dos objectivos.

O Plano de Acção do Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Santarém 2019/2023 foi aprovado no dia 27 de Novembro em reunião de Plenário do Conselho Local de Acção Social (CLASS). Os objectivos passam por manter actualizada a base de dados concelhia relativamente às pessoas sem-abrigo, realizar acções de informação e sensibilização junto de vários públicos e elaborar planos individuais de inserção de acordo com cada caso, entre outras iniciativas.

Segundo informação disponibilizada pela Câmara de Santarém, no concelho as pessoas em situação de sem-abrigo vivem sobretudo na zona urbana da cidade, são maioritariamente do sexo masculino, entre 40-50 anos, e sem rendimentos. Na maior parte dos casos, a situação de sem-abrigo deriva de consumos abusivos, nomeadamente de álcool, seguidos dos que têm doença mental.

O Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo de Santarém reúne desde 2010 e foi constituído formalmente em 2018 com a assinatura de protocolos entre as várias entidades que o integram: Município de Santarém (coordenador), Centro Distrital de Santarém, Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém, Hospital Distrital de Santarém, Agrupamento dos Centros de Saúde Lezíria, Centro de Respostas Integradas do Ribatejo da DICAD, Santa Casa da Misericórdia de Santarém, Associação Picapau e Cruz Vermelha Portuguesa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo