Um jardim para estimular os sentidos na freguesia de Rio de Moinhos
O Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, Abrantes, inaugurou um “Jardim dos Sentidos”, na envolvente da instituição.
O Centro de Apoio a Idosos da Freguesia de Rio de Moinhos, Abrantes, inaugurou um “Jardim dos Sentidos”, na envolvente da instituição. A cerimónia decorreu na manhã de 15 de Dezembro.
O novo espaço foi construído graças à menção honrosa recebida pelo Centro de Apoio a Idosos, no âmbito do prémio BPI Sénior 2018, no valor de vinte mil e oitocentos euros. A concretização do projecto teve apoio, a nível financeiro e de mão-de-obra, da junta de freguesia, e a colaboração da Câmara de Abrantes, nomeadamente através de trabalho executado pelos seus calceteiros.
A instituição candidatou-se ao prémio com o objectivo de criar um jardim sensorial acessível a todas as pessoas, inclusive pessoas com mobilidade reduzida, para permitir o contacto com a natureza e a estimulação dos sentidos; criar um circuito de água proveniente do moinho já existente, de forma a estimular o sentido da audição e da visão; integrar no jardim um circuito com equipamentos de ginástica de manutenção para permitir a prática de exercício ao ar livre.