Sociedade | 11-01-2020 07:00

Bombeiros de Vialonga e Póvoa de Santa Iria com novas ambulâncias

Instituto Nacional de Emergência Médica aprovou entrega de duas novas viaturas para reforçar socorro na zona sul do concelho de Vila Franca de Xira.

O concelho de Vila Franca de Xira vai ter, já no início deste ano, duas novas ambulâncias de socorro entregues pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), que vão ficar ai serviço das corporações de bombeiros de Vialonga e Póvoa de Santa Iria. São duas novas viaturas que visam reforçar o socorro e operacionalidade na zona sul daquele concelho, que assim se juntam às duas outras do INEM já existentes nos bombeiros de Alverca e Vila Franca de Xira.

A medida foi aprovada pelo INEM depois de largos anos de insistência por parte do município ribatejano, que considerava insuficientes as ambulâncias existentes daquele instituto para cobrir todas as necessidades do concelho. A novidade foi deixada na última reunião pública do executivo municipal pelo vereador com o pelouro da protecção civil, António Félix. “Há muito tempo que reivindicávamos mais um posto de emergência médica no concelho, porque só tínhamos dois, e desta vez o INEM atribuiu-nos outras duas ambulâncias o que foi muito bom”, explicou.

Segundo o autarca, a chegada destas duas ambulâncias vai permitir uma maior capacidade dos bombeiros em intervir nas necessidades do território e, conjuntamente com a reorganização que está em curso nos corpos de bombeiros, incluindo a criação de uma central única de despacho de serviço, “melhorar significativamente o socorro prestado à população do concelho”.

A medida faz parte do processo nacional de criação de 12 novos postos de emergência médica pelo território nacional por parte do INEM, elevando para 371 o número total desses postos existentes no país. Em causa está um investimento daquele organismo a rondar os 600 mil euros, com o objectivo de melhorar o sistema de resposta a situações de socorro.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo