Sociedade | 15-01-2020 07:00

Câmara compra terreno para novo lar da APATI da Castanheira

Objectivo é construir nas Quintas as novas instalações e lar da instituição, que actualmente está em vários prédios com poucas condições no centro da Castanheira do Ribatejo.

A Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade (APATI) da Castanheira do Ribatejo já tem um terreno disponível, com 7.400 metros quadrados, para construir as suas novas instalações e um lar de idosos. Actualmente, a associação desenvolve a sua actividade em instalações antigas e adaptadas em três prédios diferentes no centro da Castanheira sem as melhores condições de espaço e conforto para os utentes. Precisa, há muito, de espaço para crescer e dar melhores respostas aos idosos.

O terreno para se avançar com as novas instalações era uma ambição antiga e que se arrastava há vários anos por falta de consensos sobre a sua localização. O terreno, situado na aldeia de Quintas e de nome “Vinha do Rigueirão”, vai ser comprado pela Câmara de Vila Franca de Xira por 45 mil euros à Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Salvaterra de Magos, sendo depois cedido em direito de superfície à APATI para que esta avance com a obra.

A localização já tem luz verde da associação e o objectivo, segundo Alberto Mesquita, presidente do município, é construir no local não apenas um novo lar de idosos mas também, na parte remanescente do terreno, criar um espaço exterior de lazer com jardim.

“Não se encontrou um terreno dentro da Castanheira que tivesse as características que fossem ao encontro do que a APATI desejava. Ainda tentámos que ela pudesse aceitar um terreno nas Cachoeiras mas depois da avaliação que foi feita pela instituição acharam que não tinha as melhores características”, explica o autarca. A associação emprega 56 pessoas e dá apoio a meia centena de utentes em centro de dia, 38 em lar e 35 em apoio domiciliário.

Edifício da Vala do Carregado continua num impasse

O edifício municipal existente na Vala do Carregado, que está fechado há oito anos por falta de actividade da única associação que o ocupava, continua sem futuro à vista. A intenção anunciada em 2017 de vir a ser adaptado a residência de idosos pela Associação de Promoção Social (APS) da Castanheira do Ribatejo caiu por terra por não ter viabilidade económica. “Neste momento a APS está a avaliar outras possibilidades de utilização daquele imóvel que depois vão apresentar à câmara”, explica Alberto Mesquita.

O projecto de adaptação do edifício foi anunciado em 2014 nas comemorações do 43º aniversário da APS. Tinha capacidade para 40 utentes, metade em lar e os restantes em centro de dia mas mediante obras no edifício que rondariam os 800 mil euros. O edifício na Vala do Carregado, recorde-se, custou 375 mil euros à câmara e foi inaugurado há oito anos. Só foi usado pela Associação Desportiva e Cultural da Vala do Carregado, que acabou pouco tempo depois de receber o edifício.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo