Sociedade | 28-01-2020 17:38

Funcionária de jardim-de-infância em Santo Estêvão internada com meningite

Funcionária de jardim-de-infância em Santo Estêvão internada com meningite
Foto: DR

O tipo de meningite diagnosticado não oferece perigo de contágio e por isso não houve necessidade de encerrar o estabelecimento.

Uma funcionária do jardim-de-infância de Santo Estêvão, no concelho de Benavente, foi diagnosticada com meningite pneumocócica, na segunda-feira, 27 de Janeiro, e encontra-se internada, em estado grave, no Hospital Vila Franca de Xira.

Segundo o presidente da Câmara de Benavente, Carlos Coutinho, uma delegada de saúde pública esteve na manhã desta terça-feira, 28 de Janeiro, a acompanhar a situação e a tomar as medidas preventivas necessárias. O autarca acrescenta que mediante informação da delegada de saúde, o tipo de meningite diagnosticado “não oferece perigo de contágio” e por isso não houve necessidade de encerrar o estabelecimento.

No entanto, o director do Agrupamento de Escolas de Benavente, Mário Santos, salienta que por precaução a escola foi alvo de uma limpeza, tendo sido desinfectada toda a loiça, mobiliário e materiais escolares. “Os pais foram apenas aconselhados a ir buscar os seus filhos à escola, para que pudéssemos prosseguir com acções de limpeza mais profundas”, afirma.

Contactada por O MIRANTE, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) esclarece que a protecção contra o microrganismo que provoca este tipo de meningite está assegurada pela vacina conjugada pneumocócica, integrada no Programa Nacional de Vacinação desde julho de 2015. "Estas meningites apresentam-se, geralmente, como casos isolados, não sendo necessário nem recomendado que as pessoas que contactaram com a doente tomem qualquer medicação preventiva", sublinha.

O jardim-de-infância de Santo Estêvão é frequentado por 40 crianças dos 3 aos 5 anos e emprega duas educadoras de infância e quatro assistentes operacionais.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo