Sociedade | 02-02-2020 15:00

Procuram-se apoios para ampliar Museu Duarte Ferreira no Tramagal

O objectivo é fazer crescer o museu na sua estrutura visitável e de aprofundamento do conhecimento científico do acervo industrial da MDF.

A Câmara de Abrantes apresentou, em 2019, uma candidatura ao programa “Valorizar” para a segunda fase do Museu Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), no Tramagal. O objectivo é fazer crescer o museu na sua estrutura visitável e de aprofundamento do conhecimento científico do acervo industrial da MDF. A informação foi dada pelo vereador Luís Dias (PS) em sessão camarária.

A candidatura a apoios financeiros que a autarquia quer assegurar inclui a requalificação do caminho entre o Museu ‘A Forja’ e o Museu MDF, a expansão e renovação daquele espaço, nomeadamente do primeiro piso e do próprio Museu ‘A Forja’.

A candidatura apresentada pelo município inclui ainda a renovação do primeiro piso do Museu MDF que, segundo o vereador, está na expectativa para poder avançar. Luís Dias considera este um investimento fundamental para que o espaço possa realizar eventos e acolher a comunidade científica e académica.

Edifícios históricos em mau estado

Esta informação surgiu depois do vereador do Bloco de Esquerda (BE) ter questionado a maioria socialista que gere o município sobre dois edifícios em estado de degradação pertencentes à família Duarte Ferreira, no Tramagal. Armindo Silveira mostrou-se preocupado com a antiga casa onde viveu Eduardo Duarte Ferreira com a esposa, e mais tarde transformada em escola secundária, na Rua das Laranjeiras, e também com um edifício na rua da fundição velha, onde funcionou a primeira forja.

“Estes imóveis fazem parte da história do Tramagal e estão a degradar-se”, afirmou o vereador do BE questionando se a câmara tem interesse em comprar aqueles edifícios. O presidente da câmara, Manuel Valamatos (PS), respondeu que não uma vez que já fizeram um grande investimento no Museu MDF.

“Não podemos comprar tudo o que é património da família Duarte Ferreira e transformar em espaços públicos porque é impossível. O estado de degradação de um dos edifícios implicaria um investimento de milhões de euros para a sua recuperação”, justificou, recordando que também os edifícios da Sociedade Artística Tramagalense e da Tuna Tramagalense necessitam de obras urgentes.

O Museu MDF, inaugurado no Tramagal a 1 de Maio de 2017, teve cerca de nove mil visitantes nos dois primeiros anos. Além de conquistar o Prémio de Museu do Ano 2018 representou Portugal na conferência “The Best in Heritage”, na Croácia.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Lezíria Tejo
    Edição nº 1724
    09-07-2025
    Capa Vale Tejo