Sociedade | 21-02-2020 16:00

Politécnicos da região serão tão mais fortes quanto a comunidade quiser

Politécnicos da região serão tão mais fortes quanto a comunidade quiser

Entrevista de Gonçalo Leite Velho, professor do Instituto Politécnico de Tomar e presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup).

Gonçalo Leite Velho, 45 anos, considera que as pessoas, a comunidade, o poder, deve olhar mais para o potencial dos dois politécnicos do distrito de Santarém. Diz que não faz sentido pensar na fusão dos dois, mas sim na criação de uma rede com outras instituições do ensino superior para a zona centro.

O professor do Politécnico de Tomar e presidente do Sindicato Nacional do Ensino Superior, considera que a crise de alunos tem a ver com dinâmicas de procura influenciadas por uma crise territorial, mas isso deve fazer as instituições reagirem.

Como defensor dos professores, ou não fosse sindicalista, Gonçalo Leite Velho, pede que deixem a classe trabalhar, acabando com as pressões e a chantagem, de modo a afirmar ainda mais os politécnicos a nível internacional.

Da entrevista que publicamos na edição desta semana em papel, a partir de quinta-feira, deixamos um excerto:

É viável uma rede de articulação de vários politécnicos a trabalharem em conjunto, por exemplo Santarém e Tomar com Leiria e Castelo Branco?

Faz sentido uma articulação de instituições da zona centro do país, envolvendo a Universidade de Coimbra. Existe um problema que é ter-se instituído um regime de competição em vez de cooperação. Existe demasiada rivalidade e as instituições estão muito centradas em si e muito preocupadas com o alarme despropositado criado pelo ministro Manuel Heitor, contribuindo para um ambiente de pânico e clientelismo no sector.

Os politécnicos vivem desfasados da comunidade, das cidades.

Nunca nos devemos deixar menorizar. Mas não deixo de notar que muitas vezes no distrito de Santarém há uma falta de sentido de comunidade orientado para algo de positivo, o que não vejo noutros locais do país. Parece que a comunidade ribatejana não está confortável com a modernidade e com aquilo que as instituições de ensino podem trazer para este distrito.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo