Sociedade | 23-02-2020 10:00

Diocese de Santarém cria comissão para protecção de vítimas de abusos

Diocese de Santarém cria comissão para protecção de vítimas de abusos

Estrutura vai funcionar em regime experimental durante três anos e inclui um juiz e duas médicas.

A Diocese de Santarém criou a sua Comissão Diocesana para a Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis, dando cumprimento às normas impostas em 2019 pelo Papa Francisco para a protecção de menores vítimas de abusos sexuais na Igreja Católica. Em decreto datado de sexta-feira, 7 de Fevereiro, o bispo de Santarém, José Augusto Traquina Maria, criou, em regime experimental e pelo prazo de três anos, a Comissão Diocesana para a Protecção de Menores e Adultos Vulneráveis, nomeando os seus cinco membros.

A comissão é coordenada pelo padre Aníbal Vieira e integra o juiz jubilado Francisco Martins Guerra, a médica pediatra Isabel Santa Marta, o padre João Ramalho Ribeiro, membro do Secretariado Diocesano de Comunicação Social, e a médica especialista em medicina geral, com mestrado em sexologia e terapeuta familiar, Margarida Ribeiro de Almeida.

A decisão visou dar cumprimento ao determinado pelo Papa Francisco e, afirma o decreto divulgado na página da Diocese de Santarém, “assegurar que sejam tratados com dignidade e respeito quantos afirmam que foram ofendidos, bem como as suas famílias, e proporcionar-lhes: acolhimento, escuta e acompanhamento através de serviços específicos, como assistência espiritual, médica, terapêutica e psicológica consoante as necessidades”.

“A Comissão também deve providenciar para que sejam garantidos o direito de serem informados, de se defenderem das acusações, bem como a assistência espiritual, médica, terapêutica e psicológica, consoante as necessidades, aos suspeitos de atentarem contra o sexto mandamento, o bem-estar ou a integridade de menores ou de adultos vulneráveis”, acrescenta.

O decreto divulga ainda o endereço postal e o de email - protecaodemenores@diocese-santarem.pt - para apresentação de sinalizações.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo