Sociedade | 23-02-2020 15:00

Feira de São Matias não sai do Aquapolis em Rossio ao Sul do Tejo

Feira de São Matias não sai do Aquapolis em Rossio ao Sul do Tejo

Presidente da Câmara de Abrantes quer afirmar o secular certame nessa zona ribeirinha e reforçar a sua dinâmica.

Dezenas de crianças da escola básica de Rossio ao Sul do Tejo juntaram-se ao presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos (PS), e restante executivo municipal para inaugurar oficialmente mais uma edição da secular Feira de São Matias, na tarde de sexta-feira, 14 de Fevereiro. No discurso da praxe, o autarca afirmou que, após algumas hesitações, a Feira de São Matias vai manter-se na zona ribeirinha do Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo. Havia a hipótese de ser transferida para o Vale da Fontinha mas, depois de ouvir os comerciantes, a autarquia decidiu manter a feira no Aquapolis Sul.

Manuel Valamatos diz que o município quer afirmar o certame nesse local e pretende reforçar a dinâmica da Feira de São Matias e afirmá-la cada vez mais como um dos principais eventos do concelho. Para reforçar essa dinâmica, o presidente referiu que o município introduziu este ano iluminação decorativa e também alguma iluminação junto à ponte sobre o Tejo e nas entradas da feira, com o intuito de lhe dar mais visibilidade. Também vai haver animação de rua aos sábados até ao fim da feira, a 8 de Março.

A maioria dos feirantes com quem O MIRANTE conversou durante a inauguração mostrou-se satisfeita com a decisão de se manter a feira no Aquapolis Sul em vez de se mudar para o Vale da Fontinha. Valamatos concorda que nesse local a Feira de São Matias não iria ter a mesma dinâmica de crescimento que pode ter em Rossio ao Sul do Tejo. Há também quem defenda que a melhor localização seria no Tecnopólo, em Alferrarede, onde o certame já se realizou.

Após o discurso inaugural, a comitiva percorreu o recinto da feira. Valamatos cumprimentou todos os feirantes e muitos deles conheceu-os pelo nome, tendo ficado a conversar com alguns. A animar a tarde com música e brincadeiras esteve o trio de palhaços Meganimação um grupo de Abrantes.

Até 8 de Março a Feira de São Matias vai ter à disposição dos visitantes, carrosséis, venda de roupa, espaço de restauração entre outras animações.

À margem

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Valamatos, mostrou ser o chamado ‘homem do povo’. Assim que chegou cumprimentou as dezenas de senhoras que aguardavam a inauguração oficial do certame. As crianças que também ali estavam foram cumprimentadas com afagar da mão na cabeça ou um aperto de mão. No final, a criançada rejubilou quando o autarca ofereceu pacotes de pipocas a todos. Valamatos não perdeu a oportunidade para provar vários queijos da serra oferecidos por um feirante tendo confessado ser apreciador desta iguaria.

A restante comitiva do gabinete de comunicação do município, autarcas e chefes de gabinetes não faltaram à chamada. Sempre foi uma tarde diferente fora dos gabinetes.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo