Sociedade | 17-03-2020 13:13

O que é que se passa no Hospital de Abrantes?

O que é que se passa no Hospital de Abrantes?

Assessora de imprensa, Anabela Vaz, responde a O MIRANTE sobre questões relativas ao mau funcionamento do Hospital de Abrantes com considerações que põem em causa a Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo e o seu funcionamento.

O MIRANTE recebeu informações de um funcionário do Hospital de Abrantes que denunciou algumas situações de falta de materiais para os profissionais de saúde. No seguimento de outras questões que o leitor denunciou em defesa dos médicos e enfermeiros do Hospital de Abrantes, O MIRANTE falou telefonicamente, e escreveu mais tarde, com a assessora de Imprensa do Hospital que numa atitude pouco comum respondeu que as nossas questões só poderiam ter sido enviadas “por lapso”.

O MIRANTE pediu que as respostas às questões chegassem até ao final do dia desta última segunda-feira, o que não aconteceu. Pelo teor do email recebido de Anabela Vaz fica a dúvida se as questões chegaram mesmo a quem de direito.

Ficam aqui as perguntas sem resposta enviadas para o Conselho de administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, e a missiva que recebemos de Anabela Vaz, a assessora de imprensa. Recorde-se que o CHMT engloba os hospitais de Abrantes, Torres Novas e Tomar.

PERGUNTAS

- É verdade que há uma total ausência de Equipamento de Protecção Individual para o profissionais de Saúde para poderem fazer face à emergência que vivemos atualmente devido ao COVID-19?

- Na sexta-feira, 13 de Março, um paciente internado e a recuperar de um AVC, já na enfermaria apresentou sintomas de COVID-19. Os profissionais do Hospital de Abrantes não têm meios para tratar estes casos como é que seria se o doente estivesse infectado?

- Esta situação não revela procedimentos que não são adequados à situação? Não existem óculos/viseiras ou batas de proteção adequadas. É verdade?

- Neste mesmo Hospital de Abrantes foi realizada uma reunião há cerca de 15 dias sobre um surto de Influenza A, tanto nos pacientes como no staff profissional. Qual foi a razão e a necessidade desta reunião e o que é que se passa na realidade?

- O Hospital tem falta de quartos de isolamento. Como é que se anuncia a criação de novos espaços se os que existem já são poucos?

- Os médicos do Hospital estão disponíveis para situações de calamidade ou de maior emergência? - Qual é o nível de consultas adiadas?

RESPOSTA do Gabinete de Imprensa

O CHMT, EPE estranha o termo das questões colocadas e considera que as mesmas só foram dirigidas a este Centro Hospitalar por um qualquer manifesto lapso.

O Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE, reporta, dentro dos períodos estabelecidos pela Tutela, o Stock de material e Equipamentos de Protecção Individual para o tratamento de eventuais doentes do Covid 19, que possam ser confirmados no Médio Tejo. Estando a Tutela confortável com os valores reportados pelo CHMT, daí o referirmos que só por lapso essas questões foram por vós colocadas ao CHMT, EPE.

Informamos ainda que estas questões e respectiva resposta serão canalizadas para a Tutela para os efeitos que melhor se entendam.

Anabela Vaz

Gabinete de Comunicação

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo