Sociedade | 23-03-2020 12:30

“Enterro do Galo de Alpiarça está a morrer porque autarcas não gostam de críticas”

“Enterro do Galo de Alpiarça está a morrer porque autarcas não gostam de críticas”

O responsável pela organização do evento, João Serrano, faz duras críticas a autarcas e ex-autarcas, referindo que o executivo municipal prefere gastar balúrdios nas festas anuais do que nestes eventos com vários anos de tradição.

O Enterro do Galo de Alpiarça está a definhar porque os autarcas e ex-autarcas da terra são intolerantes às verrinosas críticas expostas nas quadras. Esta é a razão apontada pelo responsável pela organização do evento, João Serrano, para a cada vez menor adesão da população que acompanha o popular cortejo que se realiza anualmente na Quarta-Feira de Cinzas.

“Os políticos só pensam nas eleições e em gastar balúrdios nas festas anuais e em destruir a tradição. Tudo porque não sabem brincar e rir-se deles próprios”, diz João Serrano a O MIRANTE. O professor reformado alerta ainda que as tradições têm os dias contados se as pessoas não se preocuparem e não defenderem a sua cultura. A única nota positiva que a organização registou este ano, revelou João Serrano, foi a da participação da população a escrever quadras, com cinco munícipes a entregarem as suas quadras num envelope selado na sede d’Os Águias. “As quadras, inspiradas em situações do dia-a-dia do concelho e a nível nacional, são de maldizer, mas nós nunca queremos ofender ninguém”, afirma o ex-docente da área de economia, que organiza a iniciativa desde 2006.

Para João Serrano, o Enterro do Galo de Alpiarça é mais do que um simples evento anual, é uma tradição de décadas que todos devem agarrar com unhas e dentes, especialmente os jovens, que são o futuro do concelho. “Como podem eles participar se são ‘convidados’ a não ir ao Enterro do Galo e a preferir ir a eventos como as festas anuais de Alpiarça?”, questiona, lembrando que o evento carnavalesco remonta à época medieval e que sofre influências do teatro grego.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo