Sociedade | 26-03-2020 10:30

A 26 de Março imprimiu-se o primeiro livro em Portugal

A 26 de Março imprimiu-se o primeiro livro em Portugal
Foto: DR

Hoje é Dia do Livro português, data simbólica escolhida pela Sociedade Portuguesa de Autores por ter sido a 26 de Março (de 1487) que se imprimiu o primeiro livro no país. Este ano a celebração tem um sabor agridoce.

Hoje é Dia do Livro Português, uma data criada pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) com o objectivo de destacar a importância do livro e da língua portuguesa em todo o mundo e no saber da humanidade em geral.

A data simbólica foi escolhida por ter sido a 26 de Março (de 1487) que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o "Pentateuco", em hebraico, que saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, em Faro.

O primeiro livro escrito em português "Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto" foi impresso no Porto, em 1497, por Rodrigo Álvares, primeiro impressor luso.

Na literatura portuguesa destacam-se obras como "Os Lusíadas", de Luís de Camões, "Mensagem" de Fernando Pessoa, "Os Maias", de Eça de Queirós, "Viagens na Minha Terra", de Almeida Garrett, "Gaibéus", de Alves Redol, entre muitos outros como o incontornável "Memorial do Convento", de José Saramago, natural de Azinhaga, Golegã, primeiro e único Prémio Nobel da Literatura em língua portuguesa.

Este ano a celebração do Dia do Livro Português tem um sabor agridoce. Se por um lado o facto de a grande maioria da população portuguesa estar em casa a cumprir o estado de emergência e ter, por isso, mais tempo para a leitura, por outro as livrarias agonizam com o encerramento obrigatório e já equacionam novas formas de vender os livros, como ao postigo.

A crise no sector livreiro causada pela pandemia de Covid-19 obrigou as editoras a suspenderem a produção de novidades, a virarem-se para as vendas online e, em alguns casos, a praticarem descontos, para conseguirem sobreviver, mas trouxe também oportunidades para aqueles que, com imaginação, resolveram partilhar a leitura nas redes sociais. Conheça alguns exemplos numa próxima edição de O MIRANTE, nas bancas à quinta-feira.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1449
    04-03-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1449
    04-03-2020
    Capa Vale Tejo