Sociedade | 12-04-2020 18:26

Sem-abrigos de Vila Franca de Xira com casa, banho e comida quente 

Município preparou uma habitação temporária para apoiar os sem-abrigo do concelho que tem comida, cama e roupa lavada.

A população sem-abrigo de Vila Franca de Xira tem desde a última semana uma casa refúgio no centro daquela cidade onde tem acesso a cama, comida, banho e roupa lavada. A habitação foi preparada em conjunto com o serviço municipal de protecção civil e com o apoio da junta de freguesia da cidade.


O centro de acolhimento para pessoas sem abrigo está situado na Quinta da Mina, debaixo do viaduto da Auto-Estrada do Norte (A1), e tem capacidade para sete pessoas. Abriu portas a 30 de Março. O objectivo é auxiliar quem está na rua durante o período de pandemia que se vive no país causado pelo novo coronavírus.


Helena de Jesus, vereadora com o pelouro da Acção Social, explica que a limpeza e higienização da casa é feita duas vezes por dia e diariamente têm toalhas e roupas limpas. Estão garantidas as condições de higiene, em particular nos banhos. “Nesta altura o CBEI fornece almoço aos sem-abrigo na associação e podem trazer o jantar em take-away. A casa tem frigorífico e microondas”, explica.


Estão em curso contactos com o delegado de saúde para que estes utentes continuem a ser acompanhados. “Esta necessidade surgiu do facto de algumas instituições que os apoiavam terem encerrado e algumas pessoas terem deixado de ter o apoio que precisavam”, acrescenta a responsável.


Além da procura de pessoas da cidade o centro de acolhimento temporário está também a começar a receber a visita de pessoas vindas de concelhos vizinhos. “Os mais vulneráveis são os que mais sofrem nestas situações e não recusamos apoio a ninguém”, assegura Alberto Mesquita, presidente do município ribatejano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo