Sociedade | 20-05-2020 10:58

Hoje é Dia Mundial da Abelha

Hoje é Dia Mundial da Abelha
Foto: DR

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência”.

A abelha é um ser vivo fundamental na preservação da biodiversidade e até já foi declarada pela Real Sociedade Geográfica, do Reino Unido, como insubstituível.

É ela a grande responsável pela polinização, sem a qual as plantas não se poderiam reproduzir. Sem abelhas a fauna terrestre do planeta extinguir-se-ia em pouco tempo.

Albert Einstein alertava “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”

Mas as abelhas estão ameaçadas pela acção do Homem. O uso e abuso de pesticidas, as monoculturas que arrasam com a diversidade estão a matar as flores, principal fonte de alimento das abelhas.

Das 68 espécies existentes na Europa, 24% estavam em extinção em 2014 e, nos Estados Unidos, desapareceram 44% das colónias existentes, em 2016, de acordo com números da Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas, da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Nesta quarta-feira comemora-se o Dia Mundial da Abelha, escolhido pelas Nações Unidas para sensibilizar o mundo para a necessidade de preservar este animal, fundamental para manter o equilíbrio ecológico.

Conheça mais sobre as abelhas, o seu papel na biodiversidade, a forma como comunicam e como trabalham incansavelmente para produzir o mel que nos adoça a boca, numa próxima edição de O MIRANTE, nas bancas à quinta-feira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo