Sociedade | 22-05-2020 10:22

Dia da Diversidade Biológica assinalado com compromisso das empresas

Dia da Diversidade Biológica assinalado com compromisso das empresas
NACIONAL
Foto: DR

Estudos científicos alertam que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo sem precedentes, rumo a um ponto sem retorno.

O Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (BCSD Portugal) apresenta esta sexta-feira a iniciativa “act4nature Portugal”, destinada a mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade e os serviços de ecossistemas.

A iniciativa, um compromisso das empresas pela biodiversidade, acontece no Dia Internacional da Diversidade Biológica, sendo que a preservação dessa biodiversidade é “um dos mais importantes desafios que o mundo actualmente enfrenta, a par das alterações climáticas”, diz a organização em comunicado.

O Conselho diz que a iniciativa é uma chamada à acção urgente às empresas para que assumam compromissos com a biodiversidade, integrando nos seus modelos de negócio acções e soluções para a conservação da diversidade biológica, para o seu restauro, para o uso sustentável dos recursos naturais e para uma distribuição justa e equitativa dos benefícios que resultam desse uso.

No documento explica-se que qualquer empresa pode aderir ao “act4nature Portugal”, subscrevendo 10 compromissos (e outros relacionados com o tipo de empresa) para uma economia sustentável.

O “act4nature Portugal” surge no âmbito do “act4nature International”, lançado em França em 2018 pela associação “EpE – Entreprises pour L´Environnement”, que como a BCSD Portugal faz parte da rede global de empresas pelo desenvolvimento sustentável, a WBCSD.

No comunicado o BCSD Portugal lembra que a Comissão Europeia apresentou na quarta-feira a nova estratégia para a defesa da biodiversidade na União Europeia. E diz que a iniciativa a apresentar hoje surge “num contexto em que estudos científicos reconhecidos alertam que o planeta está a perder biodiversidade a um ritmo sem precedentes, rumo a um ponto sem retorno - nos últimos 50 anos as populações de animais selvagens caíram 60% e os cientistas alertam que a sexta extinção em massa da vida na Terra já começou”.

O lançamento da iniciativa será feito numa reunião online “Webinar As empresas juntas pela natureza: act4nature Portugal”, às 16h00, e inclui intervenções de Pedro Beja, vice-coordenador científico do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO), de Humberto Rosa, director na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, e de Claire Tutenuit, directora-geral da Entreprises pour l'Environnement.

Do conselho consultivo do BCSD Portugal fazem parte representantes de entidades governamentais, empresas, universidades, centros de investigação e organizações não-governamentais.

O Dia Internacional da Diversidade Biológica assinala a adopção, a 22 de Maio de 1992, do “Nairobi Final Act of the Conference for the Adoption of the Agreed Text of the Convention on Biological Diversity”.

A Assembleia-Geral das Nações Unidas escolheu em Dezembro de 2000 o dia 22 de Maio para comemorar a adopção dessa Convenção.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo