Sociedade | 28-05-2020 10:00

Na vida de um médico de família cada dia traz novos desafios

Na vida de um médico de família cada dia traz novos desafios

O Dia Mundial do Médico de Família assinalou-se a 19 de Maio e O MIRANTE presta-lhe homenagem com entrevista a três clínicos que são rostos conhecidos da região.

O médico de família é o rosto dos cuidados primários de saúde. É ele quem melhor conhece o paciente, a sua história clínica e a da sua família. Muitas vezes é um confidente e amigo, outras é o portador de más notícias. O seu dia assinalou-se a 19 de Maio e O MIRANTE presta-lhe homenagem com entrevista a três clínicos que são rostos conhecidos da região.

Fernando Ambrósio, de 68 anos, já está reformado da função pública mas continua a dar consultas no seu consultório privado e também na Santa Casa da Misericórdia do Sardoal e na Unidade de Cuidados Continuados de Vila de Rei. É médico de família há mais de 40 anos, teve milhares de utentes ao longo da vida e ainda cuida da saúde de cerca de dois mil pacientes. Natural de Alcaravela, concelho do Sardoal, sempre quis ser médico por considerar que tinha vocação para lidar com pessoas.

João Grilate tem 63 anos de idade e 35 como médico de família, grande parte dos quais na Unidade de Saúde de Amiais de Baixo. Nesta especialidade, mais do que o primeiro médico que ouve as queixas do estado de saúde dos pacientes, João Grilate sente que é também um amigo da família. "Há um laço que se cria entre a população e o médico numa comunidade rural. As pessoas confiam muito, seguem os meus conselhos e mesmo que sejam seguidas, posteriormente, por um especialista, dão-me sempre conhecimento de como estão a correr os tratamentos". É muito importante, para fazer um diagnóstico certeiro, conhecer o marido, a esposa, os filhos”, explica o médico, natural de Lisboa, mas com raízes paternas no Espinheiro, onde recebeu O MIRANTE.

Nuno Nunes, o mais novo dos três, tem 32 anos e é médico de família no Centro de Saúde de Alverca, concelho de Vila Franca de Xira. Considera a medicina geral e familiar uma das práticas mais desafiantes do ramo clínico e aponta o seu maior desafio: saber gerir a incerteza.


Uma reportagem para ler na íntegra na edição de 28 de Maio de O MIRANTE.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo