Sociedade | 02-06-2020 18:00

No regresso à nova normalidade temos de lutar contra o medo

No regresso à nova normalidade temos de lutar contra o medo

Nersant organizou conferência online sobre o efeito da pandemia na saúde mental, tendo como orador o médico psiquiatra Pedro Afonso.

“A ansiedade e o medo no regresso a uma nova normalidade” foi o tema da videoconferência realizada a 22 de Maio pela Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém. A conferência online teve como orador Pedro Afonso, médico psiquiatra, professor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e professor da AESE – Business School.


O conferencista reforçou que no regresso à nova normalidade, temos de lutar contra o medo, pois o medo não é boa companhia. Além das pessoas que já eram doentes, o psiquiatra considera que “estão sob maior risco os profissionais de saúde, os doentes internados, os idosos internados em lares e os reclusos”. Mas os efeitos da pandemia na saúde mental acabam por nos afectar a todos.
Pedro Afonso distingue quatro tipos de medo: “o medo de ficarmos infectados; o medo de infectarmos os outros que nos estão próximos; o medo de contrairmos uma forma grave da doença e o medo de sermos vítimas de estigma social depois de recuperarmos da doença”. O médico psiquiatra concorda que se houver um segundo surto teremos de voltar ao princípio, mas considera que “é preciso termos confiança e os políticos devem transmitir confiança à população”.


O especialista entende ainda que a actual situação teve o mérito de acelerar o uso das novas tecnologias da comunicação nas diversas áreas de actividade e trouxe modificações no modo de trabalharmos, com recurso ao teletrabalho e com efeito na redução do excesso de reuniões. E acredita que o teletrabalho veio para ficar.


Esta videoconferência inscreve-se nas sessões online que a Nersant tem vindo a realizar, dando continuidade ao apoio às empresas da região. Durante a semana foram ainda realizadas conferências sobre Medidas Extraordinárias – Impacto nas relações e jurídico-laborais; Marketing Digital: como optimizar a presença digital da sua Empresa; e Orçamento e Gestão de Tesouraria (Ciclo de Sessões online Ferramentas de Apoio à Gestão).

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo