Monumento a Camões em Constância foi vandalizado
No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, decorreu a habitual deposição de flores junto à estátua do poeta.
O monumento de homenagem a Camões, em Constância, foi vandalizado na quinta-feira, 11 de Junho, deixando indignada a população, o município e a Associação Casa-Memória de Camões. A estátua apareceu com uma máscara de protecção colocada, um dia depois de ter sido feita a habitual homenagem pública ao poeta no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Nas redes sociais, o presidente do município, Sérgio Oliveira, lamentou profundamente a atitude e garantiu que o respeito pelo próximo e pelas instituições tem vindo a desaparecer. “Tinha vontade de dizer muito mais, mas fico-me por aqui”, desabafou o autarca.
Também a direcção da Associação Casa-Memória de Camões disse que tal acto tratou-se de uma ofensa a Camões, a Constância e a todos aqueles que têm vindo a batalhar no reforço da relação afectiva da vila com o escritor, na conservação do Jardim-Horto de Camões e na reunião de condições que permitam a abertura permanente ao público da Casa-Memória de Camões.
“A direcção da Associação lamenta profundamente actos cobardes como este que apenas pretendem denegrir e por essa via prejudicar o trabalho e o bom nome de uma associação que se rege por outros valores e age com bem diferentes objectivos”, refere a direcção da associação nas redes sociais.