Sociedade | 26-06-2020 20:00

Covid ataca em várias frentes na região

Covid ataca em várias frentes na região

O desconfinamento e a proliferação de testes trouxeram à luz mais uma série de focos de Covid-19 na região.

O Santuário de Fátima tem 24 casos de colaboradores infectados com Covid-19, segundo informou a instituição religiosa católica. Na sexta-feira, 19 de Junho, o Santuário foi informado que um colaborador estava infectado, pelo que deu indicação de isolamento profiláctico a todas as pessoas que estiveram em contacto com esse colaborador e de realização de testes a todos os colaboradores internos e aos membros do coro.


“No sábado foram realizados 244 testes, dos quais resultaram 16 casos positivos e 228 negativos”, lê-se no comunicado emitido no domingo, 21 de Junho. Na segunda-feira foram realizados mais testes, tendo o número de infectados subido para 24. Todos os casos têm ligação ao coro do Santuário e os colaboradores da instituição não têm qualquer contacto com os peregrinos.


“Os pacientes infectados encontram-se em casa, com o devido acompanhamento, e não inspiram, até à data, especiais cuidados”, refere uma nota de imprensa do Santuário. Devido à pandemia as cerimónias em Fátima com a assistência de fiéis regressaram apenas no dia 30 de Maio e a primeira peregrinação internacional desde o início da pandemia foi a 12 e 13 de Junho.

Fábrica em Castanheira do Ribatejo com sete infectados

A fábrica de baterias Exide Technologies (ex-Tudor), em Castanheira do Ribatejo, tem sete casos activos de Covid-19. Apesar de haver um plano de contingência activo há trabalhadores que duvidam da eficácia das medidas adoptadas e acusam a empresa de falta de transparência na divulgação dos casos.


Após o primeiro caso positivo detectado a um dos cerca de 400 trabalhadores da fábrica, 32 foram testados, dos quais seis estão infectados. Em Maio, tal como O MIRANTE noticiou, outro funcionário de uma empresa que presta serviços no interior da Exide já tinha testado positivo.


Rui Conceição, responsável da comissão de trabalhadores, refere a O MIRANTE que as medidas de contingência indicadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS) foram reforçadas e estão a ser seguidas à risca. “Há distribuição de máscaras, gel desinfectante, medição de temperatura à entrada e no refeitório as distâncias entre cada funcionário estão marcadas”, afirma, referindo que “não há que ter medo de ir trabalhar”. A empresa reforça dizendo que sempre distribuíram material de protecção individual e que foram testados todos os trabalhadores que foram indicados pela autoridade local de saúde.

Onze casos nos Bombeiros de Samora Correia
São 11 os bombeiros infectados com o novo coronavírus na corporação de Samora Correia. Devido aos 10 casos positivos conhecidos no dia 15 de Junho as linhas de contágio foram alargadas o que levou a que mais 11 bombeiros fossem testados, tendo surgido mais um caso positivo.


Entre os infectados estão o comandante da corporação, Miguel Cardia, e o adjunto de comando. Os bombeiros com testes positivos estão em isolamento profiláctico. Dos restantes 43 que tiveram testes negativos, 39 ficaram em vigilância activa e seis em vigilância passiva.

A corporação manteve a operacionalidade normal e, apesar de ter capacidade para assegurar em pleno o socorro pré-hospitalar, “para evitar que algumas pessoas doentes ou sinistradas pudessem sentir algum desconforto ou preocupação ao verem bombeiros da corporação a socorrê-los” foi decidido que o socorro directo seria feito pelos bombeiros de Benavente e Vila Franca de Xira, referiu o comandante Miguel Cardia.

Junta da Moçarria pede à população que respeite medidas anti-Covid

O presidente da Junta de Freguesia da Moçarria, concelho de Santarém, apelou à população para que não se descuide e continue a respeitar todas as medidas preventivas da Covid-19 determinadas pela Direcção-Geral de Saúde, sobretudo o uso de máscara.


Em comunicado publicado nas redes sociais na sexta-feira, 19 de Junho, Marcelo Morgado, adiantou que havia quatro casos positivos de infecção por Covid-19 nessa freguesia do concelho de Santarém, que estavam a ser acompanhados. Na última semana a freguesia registou um óbito por coronavírus. A vítima foi Adelino Cordeiro, conhecido na terra como “Ti Avelino”.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo