Sociedade | 27-06-2020 10:00

Académica de Santarém vai ter sede no antigo pavilhão do artesanato

Académica de Santarém vai ter sede no antigo pavilhão do artesanato

Espaço foi cedido pelo município por um prazo de 10 anos, automaticamente renovável. Antiga sede do clube está fechada há anos devido à degradação do imóvel, propriedade da Misericórdia de Santarém.

A Associação Académica de Santarém vai instalar a sua sede no antigo pavilhão do artesanato, no Campo Infante da Câmara, no centro da cidade. O espaço foi cedido pelo município por um prazo de 10 anos, renovável automaticamente por iguais períodos.
O popular clube, referência no futebol de formação, teve durante muitos anos sede num prédio da Travessa das Condinhas, no centro histórico da cidade, que atingiu níveis elevados de degradação devido às infiltrações e à falta de uso. O imóvel é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e foi arrendado ao clube, que deixou do abrir aos sócios devido ao mau estado das instalações.


Há alguns anos chegou a falar-se possibilidade da recuperação do edifício, num processo a três que envolveria também a Câmara de Santarém, para além do clube e da entidade proprietária. O plano era simples: a Misericórdia contraía um empréstimo bancário para suportar os custos das obras e a Câmara de Santarém comprometia-se a pagar a amortização desse crédito em prestações mensais durante alguns anos, a título de arrendamento do espaço. Com isso garantia-se a reabilitação do edificado e uma sede renovada para o clube, mas essa possibilidade acabou por se gorar.

Cedência não compromete projecto para o Campo Infante da Câmara

Na reunião de câmara de 17 de Junho, onde o protocolo foi aprovado, o vereador da oposição Rui Barreiro (PS) questionou se a cedência desse imóvel por 10 anos à Académica de Santarém não poderá condicionar uma futura intervenção de requalificação do Campo Infante da Câmara, há muito falada e ambicionada. O presidente do município, Ricardo Gonçalves (PSD), disse que, caso essa questão se coloque, com certeza será arranjado outro espaço para a Académica, tendo até em conta as boas relações existentes entre as duas instituições. Perante essa resposta, os vereadores socialistas votaram favoravelmente a proposta.


Recorde-se que no Campo Infante da Câmara, em imóveis municipais, têm sede outras agremiações desportivas da cidade, como o Scalabis Night Runners e o Núcleo Sportinguista de Santarém.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo