Sociedade | 30-06-2020 09:41

Somos animais sociais e as redes tornaram-se indispensáveis

Somos animais sociais e as redes tornaram-se indispensáveis
Foto: DR

Hoje é Dia Mundial das Redes Sociais e é bem provável que esteja a ler este texto na mais famosa de todas...

Muito provavelmente entrou neste texto através do Facebook de O MIRANTE. É, portanto, um dos 3,8 mil milhões de utilizadores de redes sociais em todo o mundo. As redes sociais chegaram há cerca de 15 anos, com o advento do Facebook, e, cinco anos depois, ganharam o seu próprio dia comemorativo: o Dia Mundial das Redes Sociais, que se celebra a 30 de Junho. Uma iniciativa da responsabilidade da plataforma Mashable.

Apesar dos desafios por que foi passando nos últimos anos, o Facebook continua a ser rei no condado das redes sociais, com cerca 2.500 mil milhões de contas activas. No ranking das redes mais utilizadas segue-se o YouTube, com dois mil milhões de contas e o WhatsApp, com 1.600 mil milhões de subscrições.

Somos animais sociais e as redes tornaram-se indispensáveis no nosso dia-a-dia, com o tempo médio gasto em social media pelos portugueses a ultrapassar as duas horas por dia. A nível mundial o tempo médio despendido nas redes sociais é de duas horas e 24 minutos. Os maiores “gastadores” de tempo são os filipinos, que passam perto de quatro horas diárias nas redes sociais. No lado oposto da tabela surgem os japoneses com uns parcos 45 minutos diários.

Os dados são do Relatório Digital de 2020 publicado pela agência de comunicação We Are Social, em parceria com a Hootsuite, em Janeiro último, e resultam de um inquérito mundial feito a utilizadores de Internet entre os 16 e os 64 anos. O mesmo relatório refere que são já mais de 4,5 mil milhões os utilizadores da Internet, o que se traduz em cerca de 60% da população mundial (7,75 mil milhões) e num aumento de 298 milhões em relação a 2019.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1468
    09-07-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1468
    09-07-2020
    Capa Vale Tejo