Sociedade | 05-07-2020 09:18

Nudismo: Atentado ao pudor ou filosofia de vida?

Nudismo: Atentado ao pudor ou filosofia de vida?
Foto: DR

Hoje é Dia Mundial do Naturismo. Uma data celebrada por todos os que têm como filosofia de vida a harmonia com a natureza, uma alimentação natural e a nudez.

Poder usufruir de espaços públicos como praias ou piscinas como se veio ao mundo ou 'de rabo ao léu' é uma filosofia de vida que responde pelo nome de naturismo. O naturismo nasceu na Alemanha, no final do século XIX, em defesa da harmonia com a natureza, de uma alimentação natural e da nudez. Em Portugal, a Federação Portuguesa de Naturismo promove a prática da nudez social desde 1977, “com o propósito de favorecer a auto-estima e o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”. Mas o primeiro registo histórico da prática do naturismo em terras lusas aconteceu bem antes, em 1920, associado à Sociedade Naturista Portuguesa, onde se destacava a figura de José Peralta, um anarco-sindicalista. De acordo com registos históricos, nessa altura praticava-se já em Portugal a nudez em algumas praias fluviais do interior (sem estruturas de apoio) e nas praias da Costa da Caparica. Com o Estado Novo a nudez pública foi proibida e associada ao crime de "atentado ao pudor", só voltando a ser permitida após o 25 de Abril de 1974. Três anos depois era fundada a Federação Portuguesa de Naturismo.

Actualmente a prática do naturismo em espaços públicos é regulada pela Lei n.º 53/2010 que regula também os critérios para a criação de espaços de naturismo.

São várias as praias nacionais onde se pode praticar nudismo, mas ao contrário do que acontecia nos anos 20 do século passado, nenhuma delas é fluvial. Será porque os adeptos do naturismo preferem a água salgada, ou porque não conseguem convencer os autarcas do interior a criar espaços naturistas nos seus territórios? A propósito do Dia Mundial do Naturismo, que hoje se assinala, confrontámos alguns autarcas da região com esta questão. As respostas podem ser conferidas numa próxima edição de O MIRANTE, nas bancas à quinta-feira.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1657
    27-03-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo