Automóveis poluem mais que as fábricas no concelho de Vila Franca de Xira
![Automóveis poluem mais que as fábricas no concelho de Vila Franca de Xira Automóveis poluem mais que as fábricas no concelho de Vila Franca de Xira](https://images.impresa.pt/mirante/2020-07-25-DSC_0196.jpg/16x9/mw-900)
Troço da Estrada Nacional 10 que atravessa Alverca é o ponto mais poluído do concelho.
Os automóveis são o principal poluidor do ar no concelho de Vila Franca de Xira e as zonas mais densamente habitadas junto da Estrada Nacional 10 aquelas que maiores problemas representam, revela um estudo encomendado pelo município e que mediu a qualidade do ar que se respira naquele território.
O documento foi apresentado na manhã de sexta-feira, 24 de Julho, na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria. Na generalidade a qualidade do ar melhorou entre 2005 e 2020, verificando-se uma redução de poluentes como o dióxido de azoto e de enxofre. O troço da EN10 que atravessa Alverca é o local mais poluído do concelho e aquele que representa maiores desafios. As áreas em torno dos acessos à Auto-Estrada do Norte (A1), em todo o concelho, são também elevados focos poluidores.
A primeira fase de monitorização, realizada pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, decorreu entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro deste ano, ainda antes da pandemia ter parado o país e contou com 46 locais de amostragem, explicou o professor Francisco Ferreira, coordenador do estudo.
Numa análise comparativa com 2005, ano em que se realizou também um estudo à qualidade de ar no concelho, chegou-se à conclusão de que existiu uma redução da concentração média de partículas de dióxido de azoto (NO2) e de dióxido de enxofre (SO2). Relativamente ao No2, verificou-se uma redução de 35,2 miligramas por metro cúbico (mg/m³) para 12,1 mg/m³ e, no caso do SO2, uma diminuição de 6,9 mg/m³ para 1,8 mg/m³.
* Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE