Sociedade | 26-07-2020 07:00

Automóveis poluem mais que as fábricas no concelho de Vila Franca de Xira

Automóveis poluem mais que as fábricas no concelho de Vila Franca de Xira
SOCIEDADE

Troço da Estrada Nacional 10 que atravessa Alverca é o ponto mais poluído do concelho.

Os automóveis são o principal poluidor do ar no concelho de Vila Franca de Xira e as zonas mais densamente habitadas junto da Estrada Nacional 10 aquelas que maiores problemas representam, revela um estudo encomendado pelo município e que mediu a qualidade do ar que se respira naquele território.

O documento foi apresentado na manhã de sexta-feira, 24 de Julho, na zona ribeirinha da Póvoa de Santa Iria. Na generalidade a qualidade do ar melhorou entre 2005 e 2020, verificando-se uma redução de poluentes como o dióxido de azoto e de enxofre. O troço da EN10 que atravessa Alverca é o local mais poluído do concelho e aquele que representa maiores desafios. As áreas em torno dos acessos à Auto-Estrada do Norte (A1), em todo o concelho, são também elevados focos poluidores.

A primeira fase de monitorização, realizada pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, decorreu entre 30 de Janeiro e 6 de Fevereiro deste ano, ainda antes da pandemia ter parado o país e contou com 46 locais de amostragem, explicou o professor Francisco Ferreira, coordenador do estudo.

Numa análise comparativa com 2005, ano em que se realizou também um estudo à qualidade de ar no concelho, chegou-se à conclusão de que existiu uma redução da concentração média de partículas de dióxido de azoto (NO2) e de dióxido de enxofre (SO2). Relativamente ao No2, verificou-se uma redução de 35,2 miligramas por metro cúbico (mg/m³) para 12,1 mg/m³ e, no caso do SO2, uma diminuição de 6,9 mg/m³ para 1,8 mg/m³.

* Notícia desenvolvida na próxima edição semanal de O MIRANTE

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1478
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1478
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo