Sociedade | 31-07-2020 07:00

Santarém com financiamento para combater praga dos jacintos-de-água

Santarém com financiamento para combater praga dos jacintos-de-água
SOCIEDADE
foto DR

União Europeia comparticipa projecto do município em 85%.

A Câmara de Santarém anunciou que vai receber financiamento europeu para comparticipar os custos de um projecto de combate aos jacintos de água nas margens e leito do rio Alviela. A autarquia vai receber 23.487,20 euros, valor correspondente a 85% do montante da candidatura apresentada ao Fundo Ambiental. “Das nove candidaturas admitidas foram seleccionadas quatro, tendo o projecto apresentado pela autarquia scalabitana obtido a melhor apreciação de mérito”, divulgou o município.

O projecto conta com o envolvimento da APA - Agência Portuguesa do Ambiente e do ICNF - Instituto da Conservação da Natureza das Florestas e visa contribuir para a melhoria do estado das massas de água. A verba destina-se, entre outros fins, à aquisição de equipamento para proceder ao controlo, contenção ou erradicação dessas plantas invasoras.

O jacinto de água é uma espécie muito difícil de erradicar após a sua instalação. No entanto, podem-se usar algumas técnicas de prevenção simples e pouco dispendiosas para prevenir a sua propagação para montante. Sendo uma espécie flutuante que não resiste à submersão prolongada, qualquer barreira superficial contém o seu avanço.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1468
    09-07-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1468
    09-07-2020
    Capa Vale Tejo