Sociedade | 06-08-2020 10:00

Internet sem fios em Alverca não chega para as necessidades

A actual rede de Internet sem fios (hotspot’s wi-fi) de acesso público gratuito instalada na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho não chega para as necessidades.

A actual rede de Internet sem fios (hotspot’s wi-fi) de acesso público gratuito instalada na União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho não chega para as necessidades e precisa de ser melhorada. A convicção é dos eleitos locais que criticam a actual situação e exigem que Alverca, a maior cidade do concelho, seja contemplada com mais e melhores pontos de acesso a esse serviço.


Dos três pontos de acesso públicos existentes apenas um deles funciona, na biblioteca municipal de Alverca. Os outros dois – no Jardim Álvaro Vidal e Jardim Municipal do Bom Sucesso - estão ainda por instalar e activar. Por comparação, a vizinha Póvoa de Santa Iria tem cinco pontos de acesso público, em que dois estão activos e três por instalar. Por isso, consideram os eleitos da assembleia de freguesia, Alverca tem sido “largamente esquecida” pelo município, a entidade que tem a responsabilidade da colocação e gestão deste serviço público.


Além da falta de mais locais de acesso em Alverca há queixas frequentes de baixo sinal, rede intermitente e dificuldades de acesso. No concelho de Vila Franca de Xira o acesso gratuito às redes de Internet sem fios é feito apenas mediante registo prévio para obtenção de senha de acesso, uma forma do município poder controlar o tipo de utilização que é dado ao sistema. Mas é um método que o vereador do Bloco de Esquerda, Carlos Patrão, tem criticado consecutivamente, por considerá-lo desajustado, complexo e impeditivo de um acesso mais democrático à Internet.


Em Alverca, para tentar dar um novo rumo à situação, os eleitos da assembleia de freguesia aprovaram uma moção apresentada pela bancada do Bloco de Esquerda exigindo um reforço da rede de Internet sem fios de acesso público naquela união de freguesias. Os eleitos recomendam ao município de Vila Franca de Xira que com recurso a financiamentos nacionais ou internacionais, “alargue a rede de hotspots, compreendendo mais espaços verdes de média dimensão, artérias com forte circulação pedonal e comércio de rua e outros equipamentos públicos”. Os eleitos pedem a colocação destas redes de internet sem fios, também, em casas da juventude, mercados e escolas.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo