Sociedade | 11-09-2020 13:47

Primeiro-ministro fez questão de apresentar na Agroglobal a agenda para a inovação na agricultura

Primeiro-ministro fez questão de apresentar na Agroglobal a agenda para a inovação na agricultura

Plano foi esta quinta-feira aprovado em conselho de ministros e apresentado pela ministra da Agricultura no certame em Valada, Cartaxo.

O primeiro-ministro, António Costa, quando soube da Agroglobal, considerada uma das maiores feiras agrícolas da Europa, em Valada Cartaxo, traçou como objectivo, há um mês, quando foi convidado, ter aprovada a Agenda para a Inovação da Agricultura 2020-2030.

O documento foi esta quinta-feira aprovado em conselho de ministros e apresentado pela ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, no certame, esta sexta-feira, onde esteve António Costa a fazer a abertura do seminário “Portugal no futuro, uma visão estratégica para a agricultura, alimentação e território.

O objectivo do plano é desenvolver ainda mais a agricultura com base na sustentabilidade, na inovação e em respeito com o ambiente. António Costa diz que a agricultura tem de estar no centro das atenções. O primeiro-ministro destacou a importância da agricultura que num contexto de crise, como a pandemia, é fundamental para que nada falte em termos de alimentação às populações.

O primeiro-ministro afirmou que a visão estratégica proposta por Costa Silva, presente no seminário, tem como um dos eixos principais a coesão, a agricultura e a floresta. “Cada vez mais as tecnologias da informação são uma ferramenta de trabalho tão importante como a enxada para o trabalho agrícola”, declarou António Costa.

Costa afirmou ter feito questão de apresentar a agenda para a inovação na agricultura na Agroglobal, certame que tem dado “um grande contributo para a inovação no mundo agrícola”. Para o primeiro-ministro, foi graças à inovação que Portugal reduziu, na última década, em cerca de 400 milhões de euros por ano, o seu défice alimentar e que viu crescer as exportações no sector agroalimentar, em média, 5% ao ano.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo