Sociedade | 14-09-2020 12:30

Cedência de espaço para associação dá polémica entre autarcas de Tomar

Cedência de espaço para associação dá polémica entre autarcas de Tomar
POLÍTICA

Decisão do município em ceder um espaço à associação Jazzwhithin, na antiga escola Infante D. Henrique, causou controvérsia na última sessão camarária.

A decisão do município de Tomar em ceder um espaço camarário, sem contrapartidas, à Jazzwithin – Associação Artística e Cultural gerou polémica na sessão de câmara de 31 de Agosto. A colectividade, fundada há cerca de um mês, é constituída por vários músicos de jazz que se juntaram para dar início a um projecto inovador no concelho. A sua instalação numa das salas da antiga escola Infante D. Henrique não foi bem aceite pela vereadora do PSD Célia Bonet, que votou contra a proposta. Ainda assim o ponto foi aprovado por maioria com duas abstenções e um voto contra da vereação social-democrata.

Célia Bonet justificou a posição afirmando que o município deveria ter na sua posse um documento oficial que explicasse quais foram os critérios que utilizou para apoiar esta associação em detrimento de outras. A vereadora referiu ainda que estas decisões não podem ser tomadas de ânimo leve e que não deviam ser efectuados contratos de comodato sem haver um regulamento específico para a atribuição deste tipo de apoios a associações. “Fui contactada por algumas associações do concelho que estão à espera de um espaço para se instalarem há anos. É injusto que uma associação com um mês de existência prevaleça em relação a outras”, salienta.

O vice-presidente do município Hugo Cristóvão (PS), que liderou a reunião de câmara devido à ausência da presidente Anabela Freitas, respondeu à autarca afirmando que estas decisões são sempre criticáveis porque reflectem uma posição política do executivo. O autarca lançou ainda uma “farpa” à oposição referindo que os verdadeiros problemas existiam quando os anteriores executivos social-democratas deixavam espalhados pela cidade de Tomar edifícios devolutos, sem utilização, que provocaram enormes perdas patrimoniais para a autarquia.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1473
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1473
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo