Sociedade | 18-09-2020 07:00

Sedentários e estreantes no exercício físico são bons clientes dos fisioterapeutas

Sedentários e estreantes no exercício físico são bons clientes dos fisioterapeutas
SOCIEDADE

Se antigamente era o trabalho no campo a maior fonte das patologias, hoje o sedentarismo e as largas horas ao computador são os piores inimigos da boa postura.

Os fisioterapeutas beneficiaram com o período de confinamento provocado pela pandemia de Covid-19, que atirou muita gente para o sofá. As más posturas quer a dormir, quer a trabalhar com uma maior descontração em casa, para quem esteve em teletrabalho, levaram a que, assim que foi decretado o desconfinamento, a procura por clínicas de fisioterapia aumentasse. No topo da lista de patologias estão as tendinites no ombro e no cotovelo e as dores na coluna.

“Muitas pessoas procuraram os nossos serviços com dores associadas a más posturas. Foram muitos dias sedentários em casa a acumular esforço em zonas do corpo que tinham algum movimento e deixaram de ter”, explica a fisioterapeuta do Entroncamento, Cláudia Marchão. Jorge Oliveira, fisioterapeuta em Benavente, destaca ainda que para este aumento contribuiu o “receio de uma ida ao hospital ou centro de saúde” para tratar dores nas articulações.

Também as corridas e caminhadas, sem que no final fossem feitos alongamentos de forma correcta, imobilizaram muita gente, na opinião dos dois terapeutas. “Muitas das pessoas que víamos a fazer caminhadas na rua não tinham experiência e nem alongavam no fim. E é algo que após alguns meses tem as suas repercussões”, explica Cláudia Marchão.

* Reportagem desenvolvida na edição semanal em papel desta quinta-feira, 17 de Setembro

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1661
    24-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo