Sociedade | 21-09-2020 17:37

Porque é que Almeirim e Coruche têm facturas de água mais caras?

Porque é que Almeirim e Coruche têm facturas de água mais caras?

Adesão à Ecolezíria, facturas por estimativa e aumento de consumos fez disparar valores

Os consumidores de Almeirim e Coruche estão a receber facturas de água com elevados valores, devido a alterações nos tarifários de resíduos, que passam a ser cobrados consoante o consumo de água, ao que acresce meses de cobranças por estimativa por causa da Covid-19. Os consumidores que se preparem para mais custos. A taxa de gestão de resíduos vai aumentar para o dobro.

A adesão de Almeirim e Coruche à empresa intermunicipal de gestão de resíduos, a Ecolezíria, fez com que nestes dois municípios se passasse a reflectir mais cerca de 30 por cento do custo com a gestão dos lixos, situação que o presidente da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo e da Câmara de Coruche, Francisco Oliveira, diz que terá de acontecer mais tarde ou mais cedo nos outros concelhos.

Os consumidores passaram a pagar uma taxa variável, indexada ao consumo de água, além da taxa fixa mensal que já pagavam. Ou seja, agora quanto mais água se consumir mais se paga de taxa de resíduos, que consta na factura como “Conta de Terceiros”, assim designada assim porque o valor é transferido para outras entidades.

Nos dois concelhos há consumidores que estão a receber contas de mais de 130 euros, o que tem também a ver com aumentos dos consumos de água nos meses de Verão. Altura em que as leituras estiveram suspensas, por causa da Covid-19, tendo as facturas de água sido feitas por estimativa.

Em Janeiro os municípios e as empresas de gestão de resíduos, como a Ecolezíria, vão passar a pagar o dobro de taxa de gestão de resíduos, que também se vai reflectir nas facturas dos consumidores. O Governo aprovou um aumento de 11 para 22 euros por tonelada de lixo entregue nos sistemas de tratamento.

O presidente da Águas do Ribatejo considera injusta a obrigação de se pagar uma taxa variável de resíduos, porque quem consome mais água não produz necessariamente mais lixo e vice-versa.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo