Sociedade | 28-09-2020 10:06

Dia Mundial Contra a Raiva assinala-se hoje

Dia Mundial Contra a Raiva assinala-se hoje
Foto: DR

A vacinação é a única forma de combater e erradicar a raiva, doença contagiosa que afecta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo dos humanos, quase sempre fatal.

A vacinação anti-rábica é obrigatória em Portugal há várias décadas, tendo sido a doença considerada erradicada a partir dos anos 60. Apesar não haver registo de casos de raiva em Portugal desde 1956, com a vacinação a ser obrigatória desde 1925, noutras partes do mundo a raiva continua a ser endémica. Em 2015 foram registadas cerca de 70 mil mortes em todo o mundo, sendo a população infantil (menores de 15 anos) a mais afectada. Casos de raiva ocorrem sobretudo nos países africanos onde as condições de vida ainda são muito precárias, não existindo campanhas de vacinação regular nem os meios eficazes para combater qualquer surto.

De acordo com Jorge Cid, bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, as campanhas veterinárias de sensibilização são essenciais, uma vez que qualquer pessoa pode contrair a doença no caso de ser mordida por animais infectados em países onde o vírus está activo. A reintrodução do vírus no nosso país, através da importação de animais infectados, é também uma possibilidade.

A raiva é uma doença contagiosa que afecta o sistema nervoso central dos mamíferos, incluindo dos humanos. É uma doença quase sempre fatal, sendo causada por um micro vírus que entra no organismo através de feridas colocadas em contacto com a saliva de mamíferos infectados. A forma mais comum de contágio de humanos é por mordidas de cães. A progressão da doença é rápida e quanto mais perto da cabeça for a porta de entrada do vírus mais rápida é a evolução da doença até à morte.

Mais Notícias

    A carregar...
    Logo: Mirante TV
    mais vídeos
    mais fotogalerias

    Edição Semanal

    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Vale Tejo
    Edição nº 1660
    17-04-2024
    Capa Lezíria/Médio Tejo