Sociedade | 14-10-2020 18:00

Variante de Vialonga espera por passeios e mais segurança

Espaço é frequentado diariamente por centenas de pessoas que caminham, correm e andam de bicicleta pelas bermas, lado a lado com viaturas que circulam a alta velocidade.

Centenas de pessoas continuam a arriscar a sua integridade física diariamente ao praticarem desporto nas bermas improvisadas da variante de Vialonga e a situação preocupa o município de Vila Franca de Xira. Caminhar, correr ou andar de bicicleta naquele troço é ocupação frequente de muitos moradores, mas a via não reúne condições de segurança. A maioria dos condutores circula a alta velocidade e não há bermas que separem as zonas pedonais da estrada onde circulam os automóveis.

Por esse motivo já houve registo de alguns atropelamentos. Este é um cenário que o município quer reverter, com a construção de zonas pedonais e cicláveis, anunciou Alberto Mesquita, presidente do município, numa das últimas reuniões públicas do executivo.

O autarca foi questionado pela oposição CDU sobre quando é que avançará um conjunto de trabalhos que possam dar maior segurança a quem ali passa. “É bom que as pessoas gradualmente estejam a fazer a sua actividade física e desportiva procurando os espaços naturais. Mas temos de saber adaptar-nos a essas circunstâncias e encontrar soluções. O trabalho autárquico nunca está completo e há sempre coisas para fazer”, notou Alberto Mesquita.

O município tem realizado um trabalho de incremento gradual de segurança naquela via, incluindo a colocação de novo asfalto e de rotundas em todos os cruzamentos onde o trânsito era regulado por semáforos e onde se registaram acidentes mortais. “Acabámos com todos os semáforos na variante e agora há novas necessidades de melhorar, por isso vamos analisar e ver como poderemos melhorar a segurança pedonal naquela via”, anunciou o autarca.

Um dos últimos acidentes mortais naquela via aconteceu em Agosto de 2019, quando um rapaz de 17 anos que circulava de mota perdeu a vida depois de uma aparatosa colisão.

Mais Notícias

    A carregar...

    Edição Semanal

    Edição nº 1478
    19-08-2020
    Capa Médio Tejo
    Edição nº 1478
    19-08-2020
    Capa Vale Tejo